Cinco escolas de samba irão concorrer ao título de campeã do Carnaval de Rua

0
94

A Unidos da Zona Sul solicitou o seu afastamento da competição e não concorre este ano

O ritmo e o samba estão novamente formando a música que envolve a população no Carnaval de Rua. Estão faltando 37 dias para o desfile de escolas de samba de Santo Ângelo e cinco entidades carnavalescas estão confirmadas para concorrer ao título em 2012, no dia 11 de fevereiro.

São elas: Acadêmicos do Improvizo, Mocidade Independente da São Carlos, Império da Zona Norte, A Grande Pippi e Imperadores do Samba. A Unidos da Zona Sul, que por cinco vezes consecutivas conquistou o título de campeã (2006, 2007, 2008, 2009 e 2010), perdendo apenas em 2011, para a Acadêmicos do Improvizo, encaminhou um ofício a Secretaria de Turismo e Esportes, que é a organizadora do evento, pedindo o seu afastamento da competição deste ano.

O vice-presidente da Zona Zul, Paulo Renato Callegaro, afirmou ontem que a azul e branco não entrará na avenida por problemas estruturais. “Não teremos tempo de montar o nosso desfile, mas no próximo ano retornaremos para concorrer. De qualquer forma, nossos integrantes estarão prestigindo o desfile”, frisou.

Segundo Luis Carlos Benites, o Amarelo, coordenador do Carnaval de Rua, cada escola terá 1h para apresentar o seu enredo, em uma passarela com 536 metros de extensão que será montada na rua Marechal Floriano, entre as ruas Duque de Caxias e 25 de Julho, no centro. Entre uma escola e outra, haverá 15 minutos de intervalo, necessários para passagem do esquipamento de som. Conforme o regulamento, a escola até pode entrar na avenida com alguns minutos de atraso, porém, perde pontos se sair da passarela após o tempo normal.

Benites estima que cada agremiação desfilará, em média, com 450 integrantes, um total de 2.250 pessoas, entre passistas, sambistas, destaques de chão e de carros alegóricos, diretores de ala, alas e equipes de apoio.

Ao longo da avenida serão construídos 48 camarotes que estão sendo comercializados pelos presidentes das escolas de samba. Também serão construídas arquibancadas e disponibilizados espaços para o público que desejar ficar em pé ou em cadeiras particulares.

TEMAS ENREDO

As escolas de samba estão divulgando os seus temas enredos para o carnaval deste ano. A Imperadores do Samba, primeira a entrar na avenida, às 21h30min, falará “De Colônia Serro Azul a Cerro Largo – Berço Regional da Cultura”, será uma homenagem aos 109 anos de colonização alemã de Cerro Largo; a Mocidade Independente da São Carlos, segunda escola a desfilar, a partir das 22h45min, tem como tema “Vai dar Gre-Nal na Marechal”; a Grande Pippi, será a terceira a desfilar, a partir da 0h, com o tema “Pulsa o coração negro no sul do meu país” – resgatando a história dos negros que vieram da África para o Rio Grande do Sul”; a Império da Zona Norte, quarta escola a entrar na avenida, à 1h15min, tem como tema “Império conta e canta Santa Rosa, a missioneira da soja”; e encerrando o desfile, a Acadêmicos do Improvizo, entrará na avenida às 2h30min com o tema “Dos mitos à realidade. O vinho é a alma, a essência e o prazer das nossas vidas”.

ESCOLHA DA CORTE DO CARNAVAL

O coordenador do Carnaval de Rua, Luis Carlos Benites, está convidando as jovens interessadas a concorrer ao título de Rainha e Princesas do evento, para que se inscrevam junto as suas escolas. Rei Momo e Rainha Gay serão indicados.

O desfile será realizado no próximo dia 15 de janeiro, às 21h, no Centro Histórico.

Os presidentes das escolas de samba deverão entregar a relação de candidatas interessadas em concorrer, até o meio-dia do dia 13 de janeiro, junto a Secretaria de Turismo e Esportes.