Cirurgia bariátrica é o 43º serviço de média e alta complexidade implantado no HSA

0
89

Publicação no Diário Oficial da União ocorreu na semana passada

O Hospital Santo Ângelo (HSA) já pode realizar cirurgias bariátricas em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A autorização é do Ministério da Saúde, que publicou no Diário Oficial da União do dia 28 de junho de 2012, a portaria nº 598 de 26 de junho de 2012. Com isso, o hospital passa a ter o seu 43º serviço de média e alta complexidade (ver lista completa abaixo).

Na segunda-feira (2), a direção do hospital apresentou às autoridade, lideranças da saúde e comunidade como irá funcionar a Unidade de Assistência de Alta Complexidade ao paciente com obesidade grave.

O administrador do HSA, Fernando Branco, explica que cirurgia bariátrica ou de obesidade mórbida é o mesmo que redução de estômago e que a partir de agora Santo Ângelo é a terceira cidade no Rio Grande do Sul autorizada a fazer este tipo de procedimento pelo SUS. Pelotas e Porto Alegre são os outros dois municípios.

Branco diz que o HSA já possui uma ala bariátrica e sua área física possui quatro leitos, sendo dois individuais e dois semi-privativo. O hospital poderá fazer até oito cirurgias por mês, através do SUS, e fica autorizado a atender pacientes de convênios e particulares. As primeiras cirurgias devem ser realizadas em duas semanas. “Este é um marco na saúde do Estado. Isso vai alavancar o hospital como um dos melhores da região. Na área bariátrica passa a ser um hospital macrorregional”, comemora.

INVESTIMENTO

A ala bariátrica, construída em uma área de 250 metros quadrados, já existe há mais de três anos e vinha recebendo pacientes que realizavam cirurgias particulares e convênios. O investimento inicial foi de R$ 200 mil. “As portas dos quartos, as camas e os banheiros são especiais. As camas, por exemplo, suportam um paciente com 300 quilos”, frisa.

PREPARAÇÃO

Para ter o projeto aprovado junto ao Ministério da Saúde, o HSA se preparou com leitos equipados, Centro Cirúrgico Especializado, UTI Adulta Especializada, consultórios, diagnósticos, acompanhamento psicológico, acompanhamento assistencial e acompanhamento nutricional.

EQUIPE DE TRABALHO

O diretor técnico, Edson Vargas, diz que para realizar as cirurgias o hospital formou uma grande equipe. A equipe de cirurgia possui um cirurgião digestivo, um cirurgião geral, um cardiologista e um anestologista. Já a equipe complementar de saúde compõe-se de um clínico geral, um pneumologista, um endocrinologista, um angiologista, um cirurgião vascular, um nutricionista, um psicólogo, um assistente social, um fisioterapeuta, três enfermeiros especializados e mais técnicos de enfermagem.

UNIÃO DE ESFORÇOS

O provedor do HSA, Ataídes Brum, destaca a importância da união de esforços para a conquista de mais este investimento. “É mais um serviço que está à disposição da comunidade local e regional e isso representa o coroamento de um trabalho de cinco anos de luta. Queremos agradecer ao empenho de cada um que está envolvido com o crescimento do hospital”, frisa.

O prefeito de Santo Ângelo Eduardo Loureiro fala dos avanços do HSA. “O hospital está muito bem cuidado. Em 2005, estava sem nenhuma perspectiva. Os funcionários estavam há mais de 4 meses sem receber salário. Eram apenas 11 serviços. Hoje são 43 serviços e 70% dos pacientes são do SUS. Conseguimos trazer inúmeros investimentos, como a UTI Tipo 2, Neonatal, o Novo Pronto Atendimento, mas é preciso avançar mais”, acentua.
O cirurgião digestivo, José Mustafá, observa a importância do serviço de bariatria para a região. “A obesidade mórbica é considerada um problema de saúde pública que agrega um forte risco de complicações, como cardiovasculares, diabetes, tromboembolismos, além de doenças osteoarticulares e vasculares periféricas”, diz.

O assessor administrativo, Fermino Zucoloto, destaca que o HSA possui outros projetos importantes que aguardam liberação do Ministério da Saúde. São eles: Unidade de Oncologia (Unacon) – tratamento de câncer através de quimioterapia, Atenção à Saúde da Mulher, Atenção à Saúde do Homem, Oftalmologia de Alta Complexidade, Buco Labio Palatal em Alta Complexidade, Mãe Conguru e Ambulatório de Egressos.

 

Serviços de média e alta complexidade oferecidos no HSA
1- Ginecologia/Obstetrícia
2- Casa da Gestante
3- Otorrinolaringologia
4- Bucomaxilofacial
5- Cirurgia Geral
6- Traumatologia
7- Vascular
8- Urologia
9- Cardiologia
10- Pediatria
11- Urgência/Emergência
12- Clínica Médica
13- Neurologia
14- Neurocirurgia
15- Oftalmologia
16- Psiquiatria
17- Anestesiologia
18- Hematoterapia
20- Samu/Salvar
21- Serviços de Diagnósticos
22- Endocospia
23- UTI Adulta
24- UTI Neonatal
25- Hemodiálise
26- Serviço de Imagem
27- Banco de Sangue
28- Mastologia
29- Dermatologia
30- Obesidade Mórbida
31- Enfermagem
32- Assistência Farmacêutica
33- Assistência Social
34- Assistência Psicológica
35- Assistência Nutricional
36- Controle de Infecção
37- Higienização
38- Manutenção
39-Nutrição
40- Centro de Monitoramento de Medicamentos Injetáveis (Cammi)
41- Mãe Canguru
42- Ambulatório de Egresso
43- Cirurgia Bariátrica