Clipe de Santo Ângelo ganha repercussão nacional

0
105

O clipe da banda de rock Bardoefada, gravado dentro da Catedral Angelopolitana no final do ano passado, está provocando revolta entre os fieis da igreja católica.

A polêmica tomou as ruas da cidade somente na semana passada, após discussões nas redes sociais, na internet.

A música Se Eu Não Olhar Pra Você, da banda Bardoefada, apresenta a cena de um casamento, porém com cenas de sensualidade e irreverência.

Durante a encenação a vocalista da banda Vanessa Tiburski (Fada) quase beija outra mulher. “Ficamos apenas na insinuação”, diz a cantora.

A gravação é do mês de outubro de 2011, sendo postada no YouTube em novembro, após 30 dias de edição.

A filmagem foi realizada por uma produtora local e teve a duração total de 6 horas, ficando a Catedral fechada durante todo esse período.

Frequentadores da Igreja dizem que como se trata de um local ‘sacro’, a filmagem é de muito mal gosto.

Essa não é a primeira vez que a Catedral de Santo Ângelo é envolvida em polêmica.

Há 15 anos, as pinturas de índias seminuas no altar da Igreja feitas pelo artista plástico Tadeu Martins, retratando a saga missioneira, não tiveram um final feliz.

A direção da paróquia e o bispo na época, Dom Estanislau Kreutz, determinaram a colocação de uma cortina para tapar as pinturas durante as celebrações religiosas.

Há três anos, após restauração de toda a igreja, o artista autorizou a completa remoção da pintura.

A igreja é hoje o ícone turístico da cidade, sendo uma réplica do tempo de São Miguel das Missões – Patrimônio Histórico da Humanidade.

O pároco da Catedral, Rosalvo Frey, diz que autorizou a gravação porque conhece a família do baixista Ricardo Kilian (Bardo), que já animou vários casamentos no local.

“Inocentemente agi de boa fé e fui induzido ao erro ao autorizar. Peço desculpas à comunidade. Peço que os músicos retirem o vídeo da internet”, diz o padre.

Os integrantes da banda Bardoefada garantiram que não tiveram a intenção de ofender os cristãos e que é praticamente impossível retirar o vídeo das redes sociais.

“Hoje o clipe fugiu ao nosso controle. Nossos fãs postaram em vários sites e não temos mais como removê-lo”, diz Kiliam.

Vanessa Tiburski, disse ontem (14) que a mensagem da música e do clipe é que o amor vence todas as tentações. “Arte é para ser vista de acordo com a compreensão de cada pessoa”, diz ela.

A banda irá lançar em julho o seu primeiro CD – Love Box – que está sendo gravado em estúdio na cidade de Santo Ângelo.

As principais músicas de autoria da própria banda pregam o amor livre.

REPERCUSSÃO

A polêmica sobre o clipe gravado dentro da Catedral foi tema de matérias em jornais como a Zero Hora, no programa Jornal de Almoço da RBS TV, e na internet (sites como G1 e Terra).