Colégio Onofre Pires comemora seus 90 anos com reencontro de ex-professores e alunos

0
102

O Colégio Onofre Pires, fundado no dia 13 de maio de 1924, completou 90 anos. Para marcar essa data, a direção do educandário promoveu, na quarta-feira (6), um encontro de ex-diretores e ex-professores com os estudantes. As pessoas que fizeram parte da história do colégio foram recepcionadas pela diretora Aneli Helena Cezimbra e as vices-diretoras Liciani Culpo, Fátima Périus e Lenir Dalzochio.
Os ex-educadores conheceram a atual sala dos professores. Depois visitaram as salas de aula, onde foram entrevistados pelos alunos. Na oportunidade, eles contaram um pouco de suas histórias da época em que trabalharam no colégio.

Na sequência teve uma solenidade no auditório em que a diretora Aneli Helena Cezimbra destacou a emoção em poder receber os ex-professores e ex-diretores. “A atividade é significativa por marcar os 90 anos da escola. Sem dúvida é um motivo de orgulho para todos integrar o Colégio Onofre Pires, um educandário que faz parte da história da cidade. Nós educamos para a vida e esse resgate das pessoas que passaram pelo Onofre Pires é um reconhecimento da contribuição de todos. Por isso, adotamos como símbolo dos 90 anos de nossa escola o coração”, disse.
Já o coordenador da 14ª Coordenadoria Regional de Educação, Adelino Seibt, salientou que 90 anos representa um longo tempo de história e que cada pessoa presente teve um papel importante no desenvolvimento do colégio. “Muitos dedicaram sua vida e juventude no educar. Essa atividade é uma justa homenagem à escola e aos professores”, completou.

OUTRAS ATIVIDADES
Depois dos discursos o Coral do Colégio Onofre Pires fez apresentação no palco do auditório do educandário. Em seguida teve a palestra com a orientadora e psicóloga, Adria Nascimento. Posteriormente, foi feito um ato em cada ex-professor reencontrou um ex-colega. Neste momento, cada um dos presentes pegou, de forma simbólica, uma fração do coração se comprometendo a manter contato e cuidar do ex-colega depois deste encontro.

PROFESSORES RECORDAM A ESCOLA
A ex-professora Vilma Doberstein lembra com carinho quando ingressou como aluna, em 1956, e como professora em 1977. “Tenho uma história de vida nessa escola, onde estudei e trabalhei por 17 anos”, conta.
Outra ex-professora que recorda com carinho do Colégio Onofre Pires é Sara Nogueira Piccoli. “Trabalhei por 19 anos neste educandário. É uma emoção indescritível retornar aqui. Passa um filme na cabeça da gente pelos bons momentos que vivi aqui”, recorda.