Colégio Teresa Verzeri recebe capacitação em primeiros socorros

0
127

Curso de primeiros socorros ocorreu ontem nas dependências do Colégio

Durante toda a segunda-feira (14), professores e funcionários do Colégio Teresa Verzeri receberam uma capacitação de primeiros socorros realizada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santo Ângelo. Desde o ano passado, o Colégio Verzeri tem como meta capacitar o quadro de funcionários para situações de emergência, como por exemplo, no ano de 2015, quando o educandário foi palco de um treinamento com o Corpo de Bombeiros. A capacitação ocorreu no próprio Colégio, das 7h30min às 12h e das 13h às 17h30min.
“Queremos que todos os profissionais estejam preparados para todos os tipos de acidentes. Claro que não vamos resolver sozinhos, mas, pelo menos, vamos saber o que fazer até que o socorro chegue”, explica Cássia Samira, responsável pelo setor de marketing e educadora infantil da escola.
Durante o período da manhã, foi realizada a parte teórica da capacitação. Já na parte da tarde, foi o momento de os participantes colocarem em prática o conhecimento que foi absorvido durante a manhã, na parte prática do treinamento.
De acordo com o coordenador do Samu de Santo Ângelo, Alex Martins Antunes, “o foco dessa formação pedagógica foi trabalhar na questão preventiva, repassando conhecimento na atuação dos primeiros socorros para que, caso algum acidente ocorrer dentro da escola, os funcionários saibam como proceder. Nos também ensinamos como acionar o serviço do Samu de forma correta”, afirma.
Foram estudadas oficinas de reanimação cardiopulmonar em adulto e criança, desobstrução de via respiratória, utilização de desfibrilador, estudos em trauma e músculo esquelético com imobilizações de extremidades e de colunas cervical.
A partir deses treinamentos, o Colégio Teresa Verzeri pretende transformar a escola em um local com ampla segurança e prevenção, a fim de garantir o bem-estar dos alunos e professores.