Colégio Tiradentes revitaliza Cemitério Municipal

0
110

Projeto faz parte da gincana Minha Escola é Dez, da Unijuí

Alunos do terceiro ano do Colégio Tiradentes de Santo Ângelo estão trabalhando na revitalização do Cemitério Municipal Padre Roque Gonzales. O trabalho faz parte da gincana da Unijuí Minha Escola é Dez, que em uma de suas provas propõe que as escolas revitalizem um espaço público, com atitudes ambientalmente corretas.

De acordo com a aluna Cassia Hoch, o trabalho está sendo realizado esta semana e segue na próxima, quando acontecerá, na quinta-feira a tarde, um ato de conclusão. “Estamos fazendo a limpeza aqui do cemitério, tirando água dos vasinhos, plantando flores em alguns canteiros, pintando a faxada, tirando os matos, deixando o ambiente melhor”, explica.

MINHA ESCOLA É DEZ
Além de envolver os estudantes de Ensino Médio de 94 escolas do Estado em provas de conhecimento, a Gincana Unijuí Minha Escola é Dez, instiga os jovens envolvidos na competição a se engajarem em atividades que beneficiem suas comunidades. Com este objetivo, a Universidade propõe uma Prova Especial dentro da Gincana, que consiste na revitalização de um espaço público, intitulada “Desafio Ambiental – Revitalização de um espaço público”.

No desafio, os estudantes tem que planejar e executar um projeto para revitalizar um espaço de uso coletivo na cidade onde a escola participante localiza-se. Este espaço pode ser uma praça; bosque; canteiro; trevo de acesso; jardins de hospitais, asilos, creches, orfanatos, cemitérios; e afins. A escolha do local deve levar em conta a relevância e importância para a comunidade e sua relação com a escola.

Para o cumprimento da prova, a equipe tem que documentar o projeto desde seu planejamento até a conclusão de sua execução. O mesmo pode contar com apoio de membros da comunidade, poder público e inciativa privada. A revitalização de um espaço urbano tem o objetivo de promover a reutilização ou a plena utilização da infraestrutura do local.