Coluna da OAB/RS

0
83

Processo eletrônico unificado

Preocupado com a existência de diversos meios de processos eletrônicos no Estado e em todo o País, o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, reiterou que a entidade defende a unificação dos sistemas virtuais dos Tribunais. Segundo ele, os advogados estão apreensivos com a necessidade de terem que aprender a utilizar todos os meios eletrônicos judiciais para o exercício da profissão, pois existe a real possibilidade de os profissionais serem excluídos do pleno acesso à Justiça, e, por sua vez, o cidadão representado em juízo. Para Lamachia, é fundamental buscar meios para a unificação dos procedimentos processuais eletrônicos do TRF4, TRT4 e TJRS, dando exemplo a todo o Brasil.

Convênio com CEF

Na última semana, a OAB/RS firmou convênio com a Caixa Econômica Federal com o objetivo de oferecer vantagens aos advogados em situação regular junto à entidade. O acordo inclui taxas diferenciadas na concessão de crédito imobiliário para financiamento de imóveis residenciais. A contratação do serviço é sujeita à análise do banco.
A assinatura foi realizada na sede da Ordem gaúcha, com a presença de membros da diretoria da entidade. Além da taxa especial para financiamento imobiliário, o convênio também oferece a modalidade Aporte Caixa – financiamento em que é possível colocar o próprio imóvel como garantia, possibilitando condições melhores.

Ética

O presidente da OAB/RS saudou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral de que para concorrer às eleições municipais deste ano, é necessário que as contas das campanhas referentes a 2010 tenham sido aprovadas. Para o dirigente, o entendimento vai ao encontro do que a OAB/RS vem defendendo e ao anseio da sociedade de que é necessário garantir uma defesa efetiva da ética na política. Segundo Lamachia, é mais uma vitória dos que querem mais ética na administração pública, na qual ganham todos os cidadãos, e um passo importante na busca por uma política mais digna, à altura de um país com a grandeza do Brasil.

Mulheres agraciadas pela CAA/RS

No último dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, o Centro de Saúde da CAA/RS foi exclusivo para elas. Além de consultas e/ou exames preventivos gratuitos ou com excelentes descontos, foram realizadas inúmeras ações em homenagem às advogadas e seus dependentes. Com o intuito de alertar quanto a prevenção de doenças tipicamente femininas, tais como câncer de mama e de colo do útero, a entidade promoveu também sorteio de brindes e sessão de cinema.

Em tela:

– A OAB/RS celebrará a passagem de seus 80 anos de história com a realização da VI Conferência Estadual dos Advogados, que acontece de 11 a 13 de abril, no Centro de Eventos Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Mais informações em www.oabrs.org.br.

– A Escola Superior de Advocacia promove a primeira etapa do Ciclo de Palestras de 2012 nos dias 15, 22 e 29 de março, na sede da entidade (Rua Washington Luiz, 1110). Além da capacitação presencial, o curso também será transmitido para todas as 106 subseções via internet. Inscrições e informações em www.oabrs.org.br.