Coluna da OAB/RS

0
100

Caravana das Prerrogativas I

“Mais do que uma interação entre dirigentes da OAB/RS com os advogados do Interior do Estado, o objetivo da Caravana das Prerrogativas é a solução – imediata em alguns casos – dos problemas encontrados”, definiu o presidente da entidade, Claudio Lamachia, que juntamente com o presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas da entidade, Marcelo Bertoluci e o membro do Tribunal de Ética, André de Araújo Trindade, percorreram a região sul do RS na última semana. Os encontros ocorreram nas cidades de Tapes, Camaquã, São Lourenço do Sul, Pelotas, Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar, Jaguarão, Pinheiro Machado, Piratini e Canguçu.

Caravana das Prerrogativas II

Durante o encontro, o tema aviltamento de honorários é levantado pelos dirigentes, que entendem ser este um dos principais pontos a serem defendidos pela entidade. Ao longo dos últimos anos uma das ações da entidade foi a criação de uma ouvidoria especial, vinculada ao gabinete da presidência, pela qual os advogados mantêm contato permanente e manifestam eventuais dificuldades. O apontamento de qualquer problema sobre o tema pode ser feito pelo e-mail: [email protected] A Ordem gaúcha vem, constantemente, oficiando diversos magistrados, reiterando a importância da fixação digna dos valores pagos aos advogados, e, ainda, por meio da CDAP, buscando atuar como assistente em processos, a fim de resguardar o direito dos profissionais.

Caravana das Prerrogativas III

Problemas como a melhoria da prestação jurisdicional, o relacionamento entre a magistratura e a advocacia, ou entre demais atores do cenário jurídico, recebem atenção imediata por parte dos dirigentes. “Muitas vezes, conseguimos solucionar problemas em contato direto com a outra parte, distencionando as relações e fazendo valer as prerrogativas profissionais”, explica Bertoluci. Nesta semana, durante os dias 24, 25, 26 e 27 de janeiro, a Caravana continua seu itinerário nas subseções de Carazinho, Casca, Erechim, Espumoso, Frederico Westphalen, Getúlio Vargas, Guaporé, Ibirubá, Lagoa Vermelha, Marau, Nonoai, Não-Me-Toque, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Sananduva, São José do Ouro, Sarandi, Soledade, Tapejara e Tapera.

Ato público pró CNJ

O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, confirmou sua participação no ato público promovido pelo Conselho Federal da OAB, que defende a manutenção plena das atribuições do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, para processar e julgar questões ético-disciplinares envolvendo magistrados. O evento acontecerá no dia 31 de janeiro, em Brasília, na sede da OAB.

Em tela:

– Prorrogado até o dia 27 de janeiro, o prazo para pagamento, em cota única, da anuidade 2012. Os profissionais que, eventualmente, ainda não tenham recebido o carnê pelo correio, poderão obter a segunda via, para pagamento da cota única, no site da OAB/RS (www.oabrs.org.br).

– Pelo sexto ano consecutivo, a Caixa de Assistência da OAB/RS realiza evento que já é tradição no Litoral Norte gaúcho: o Projeto Verão. Neste sábado, dia 28 de janeiro, das 9h às 16h, em Capão da Canoa, a entidade promoverá à classe exames preventivos gratuitos, além de consultas nas mais diversas áreas.