Coluna da OAB/RS

0
81

Honorários

A questão da verba advocatícia, em especial, vem mobilizando os esforços da OAB/RS. Levantamento de alvarás em nome dos clientes, necessidade de urbanidade no atendimento aos advogados e o aviltamento de honorários estão entre os temas mais debatidos pelos advogados do Interior durante a Caravana das Prerrogativas. Segundo o presidente da entidade, Claudio Lamachia, a Ordem vem oficiando magistrados, reiterando o caráter alimentar dos honorários para os advogados, e, por meio da CDAP, vem buscando atuar como assistente em processos, a fim de resguardar o direito dos profissionais. Muitas vezes, o tema é tratado diretamente com os juízes ainda na subseção, após o encontro com os advogados, o que vem dando bons resultados. Por meio da ouvidoria de honorários, vinculada ao gabinete da presidência, é possível denunciar abusos. Contatos pelo e-mail [email protected]

Caravana das Prerrogativas

Para dar mais transparência ao trabalho da Caravana das Prerrogativas, a Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas da OAB/RS destaca que, desde setembro de 2011, mais 60 subseções já foram visitadas. O objetivo é promover audiências públicas, buscando conhecer, prevenir e sanar casos de desrespeito às prerrogativas. O presidente da CDAP, Marcelo Bertoluci, explica que cada encontro é formalizado em ata com o levantamento das temáticas e dos encaminhamentos dos problemas relatados. Após visitar as 106 subseções, o projeto terá traçado um mapa das principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais no Estado, visando o fortalecimento do exercício da advocacia.

Cavalgada do Mar

Até o próximo sábado (18), o Piquete da OAB/RS está percorrendo o Litoral gaúcho durante a 28ª Cavalgada do Mar. O grupo de advogados tradicionalistas é liderado pelo patrão Luiz Eduardo Amaro Pellizzer. Pelo segundo ano consecutivo, o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, participa do evento, a convite do Piquete.

Sucesso do Verão da CAA/RS

Foi um sucesso de público a realização da sexta edição do Projeto Verão da CAA/RS. as ações aconteceram nas praias de Capão da Canoa e Tramandaí. A entidade prestou assistência médica preventiva através de exames e consultas com diversos especialistas da área da saúde. Segundo o presidente da CAA/RS, Arnaldo Guimarães, a equipe médica formada por nutricionista, otorrinolaringologista, massoterapeuta, dentista, dermatologista, além de quatro enfermeiros, realizou mais de 1500 atendimentos gratuitos a advogados e familiares. Os eventos contaram com o patrocínio de diversas empresas parceiras, o que garantiu a sua realização com custo zero para a CAA/RS.

Em tela

– Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RS suspende, mediante processo cautelar, mais dois advogados.

– Firmada parceria com a rede Blue Tree Hotels. Advogados podem obter até 30% de desconto nos serviços oferecidos.

– Pelo crescimento de 147,5% em 2011 – o maior em termos proporcionais na área de previdência complementar – o OABPrev-RS recebeu, por meio do diretor-presidente Jorge Luiz Dias Fara, premiação do Clube de Parceiros da Mongeral Aegon.

– Quinto Constitucional: governador do Estado nomeia advogada Lizete Andreis Sebben para desembargadora do TJRS.

– CFOAB e Associação Médica criam frente em defesa da saúde pública, a exemplo das ações empreendidas pela OAB/RS em busca de investimentos para o sistema de saúde.