Comarca Judiciária de Santo Ângelo comemora 137 anos de criação

0
99

Criação ocorreu em 29 de março de 1875

 A comunidade santo-angelense comemorou na tarde de quinta-feira (29), o aniversário de 137 anos de criação legislativa da Comarca Judiciária de Santo Ângelo, que abrange os municípios de Entre-Ijuís, Eugênio de Castro, Vitória das Missões, São Miguel das Missões e Santo Ângelo.

O juiz de direito da 2ª Vara Criminal e diretor do Fórum, Carlos Adriano da Silva, recorda que a data de criação é 29 de março de 1875, sendo que a instalação da Comarca só veio a ocorrer, em setembro do mesmo ano. “Era época em que o Brasil era governado por um rei; que pessoas compravam e vendiam pessoas e que mulheres não tinham direito a voto. Hoje, é um dia para lembrar a data de criação e aproveitar para revigorar as relações do Poder Judiciário com a nossa comunidade”, lembra.

Silva disse que, atualmente tramitam 37 mil processos nas três varas cíveis, nas duas criminais, no Juizado Regional da Infância e Juventude e no Juizado Especial Cível, da Comarca de Santo Ângelo. A maioria deles, está nas varas cíveis e são relacionados a contratos, acidentes de trânsito, dano moral e direito de família.

A Comarca local é formada por seis juízes, dois pretores, 79 servidores, 21 estagiários remunerados e demais colaboradores, totalizando 132 funcionários.
O historiador Wilmar Campos Bindé foi convidado para apresentar um pouco da história do Poder Judiciário em Santo Ângelo.