Comea divulga hoje números e produtividade da safra da soja em Santo Ângelo

0
112

Estimativa inicial não deve ser alcançada

As entidades que integram a Comissão Municipal de Estatística Agropecuária (Comea) participam na manhã de hoje (23), às 8h30, no Instituto Brasileiro de Economia e Estatística (IBGE), de reunião para definir os números gerais da safra da soja no município de Santo Ângelo, bem como debater a produtividade da área plantada.

PRODUTIVIDADE
A Emater Municipal já realizou o levantamento de seus dados. A estimativa inicial, segundo o gerente municipal da Emater, Álvaro Uggeri Rodrigues, era, antes da colheita, de 50 sacas por hectare.

No entanto, os dados apresentados hoje na reunião devem revelar uma média de 40 a 45 sacas por hectare colhidas nas propriedades do município. “Temos dados gerais que vamos apresentar junto com os dados das outras entidades. Com base na última estimativa da Comea a expectativa era de uma colheita a partir de 50 sacas por hectare, porém, conforme nossos dados, não conseguimos atingir”, relata.

Álvaro Rodrigues enfatiza ainda que alguns fatores são responsáveis por esse comportamento como a falta de chuva no mês de março, que é o mês de enchimento do grão e também a alta incidência de ferrugem asiática nas lavouras do município. “No nosso entender, porém, foi uma boa safra, apesar do problema da falta de chuva e da ferrugem. Claro que esperávamos mais dela, mas os resultados indica uma boa colheita, não recorde, mas positiva”, conclui.

ENTIDADES PARTICIPANTES
– Emater
– Secretaria Municipal de Agricultura
– Cotrisa
– Sindicato dos Trabalhadores Rurais
– Sindicato Rural
– Uggeri
– Camera
– Apasul
– Banco do Brasil
– Giovelli
– Agrofutura
– Agrofel
– IBGE