Começa a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa

0
89

Devem ser vacinados bovinos e búfalos com idade de zero a 24 meses

Desde quinta-feira (1º), a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) está realizando a 2ª etapa de vacinação contra a Febre Aftosa no Rio Grande do Sul. Nesta campanha, devem ser imunizados os bovinos e búfalos com idade entre zero a 24 meses de idade.

O Departamento de Defesa Agropecuária da Seapa realiza nesta etapa a doação de aproximadamente 1,5 milhão de doses de vacinas contra a febre aos produtores inscritos no Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar (Pronaf) ou no Programa Estadual de Desenvolvimento da Pecuária de Corte Familiar que possuírem rebanho de até 100 bovinos e búfalos por núcleo familiar.

Segundo o médico veterinário da Seapa, Juarez Anibal Dalla Corte, não tem direito ao benefício os produtores rurais que não tenham realizado a comprovação da vacinação em campanhas anteriores ou que não tenham pago multas aplicadas previamente. Em Santo Ângelo, devem ser imunizados 10 mil cabeças.

Durante este período, os proprietários que não tiverem direito as vacinas doadas pelo Estado deverão comprar as doses necessárias para vacinação do seu rebanho e apresentar a Nota Fiscal nas Inspetoria Veterinária ou Postos de Atendimento da Seapa/RS, especificando a quantidade de animais vacinados por categoria. O prazo para apresentação da mesma é de cinco dias úteis após o término da campanha, caso contrário terão que realizar novamente todo o processo de vacinação.

Dalla Corte enfatiza que a conscientização de todos quanto a importância da imunização dos bovídeos contra esta doença é fundamental para evitar a introdução do vírus na Febre Aftosa no Estado.

Ele recorda que nos anos 2000 e 2001, foram registrados 52 focos confirmados de febre aftosa em diversos municípios do RS. Entre as conseqüências diretas está o sacrifício de mais de 26 mil animais e o gasto de aproximadamente R$ 11 milhões em ações sanitárias para a contenção da doença, além das perdas econômicas geradas pelo impedimento da venda de produtos de origem animal e vegetal.

A Inspetoria Vetinária de Sano Ângelo está localizada na rua Três de Outubro, 565, junto ao Sine. O telefone para contato é (55) 3312-2639. 

ROTEIRO DE DISTRIBUIÇÃO DA VACINA

Dia 6 de novembro – terça-feira – 8h30min – Sossego (salão da comunidade)
Dia 6 de novembro – terça-feira – 10h – Timbaúva- Comandaí
Dia 6 de novembro – terça-feira – 14h – Comandaí (salão da comunidade)
Dia 7 de novembro – quarta-feira – 8h30min – Buriti (na sub-prefeitura)
Dia 7 de novembro – quarta-feira – 14h – Ressaca Buriti (salão da comunidade)
Dia 8 de novembro – quinta-feira – 8h30min – Distrito União (salão comunitário)
Dia 9 de novembro – sextata-feira – 8h30min – Restinga Seca (salão comunitário)