Começa hoje a 1ª Semana do Idoso de Santo Ângelo

0
107

Objetivo é preparar a cidade para um convívio sensível com as pessoas acima dos 60 anos

Com a cerimônia de abertura agendada para as 8h30min de hoje (25), no Centro Municipal de Cultura, com a presença da Banda do 1º Batalhão de Comunicações (BCom), será iniciada a 1ª Semana do Idoso de Santo Ângelo. O objetivo da iniciativa, segundo a vice-prefeita Nara Damião, é conscientizar a população e preparar a cidade para o convívio sensível com as pessoas acima dos 60 anos.

“Temos que lembrar as famílias que todas elas um dia terão um idoso. Todos nós um dia vamos ser idosos. Temos que preparar a cidade para que cuide dos idosos, para que seja uma cidade sensível e preparada na sua mobilidade urbana, na saúde e nos mais diferentes setores e lugares onde o idoso convive”, disse Nara.

A programação é organizada pela Prefeitura de Santo Ângelo, através da vice-prefeita e Coordenadora de Política do Idoso, Nara Damião, secretária municipal de Saúde, Claudete Maria Silva da Cruz, Conselho Municipal do Idoso, com a presidente Graziela Risdoff, coordenadora da Saúde do Idoso, drª Cláudia Colisse e Conselho Municipal de Saúde.

PROGRAMAÇÃO
A Roda do Conhecimento inicia às 8h45min com membros da Ordem dos Advogados do Brasil, explanando sobre os 11 anos do Estatuto do Idoso. Às 9h, o tema é Idosos e as Relações de Consumo, com Valter Portalete, do Procon. Às 9h15 a temática é Relação Família e Idoso e, às 9h30min, membros da Associação Regional Beneficente dos Aposentados e Pensionistas de Santo Ângelo (Arbapesa) discorrerão sobre o papel da associação na comunidade. Haverá ainda, um painel sobre A História de Lutas e Conquistas, apresentado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais e no restante da manhã haverá uma mesa redonda de debates.

“O primeiro dia será de muita informação sobre a relação do idoso com as suas vivências na sociedade. Para que eles possam viver com qualidade de vida, sabendo seus diretos”, salientou Nara Damião.

Amanhã (26), no Iesa, a partir das 13h30min a temática é Qualidade de Vida na Melhor Idade, com Geronto Ativação, que consiste em atividades que trabalham o movimento conjugado com a interação mental. A programação segue até a quinta-feira (2).

14% DA POPULAÇÃO É IDOSA
A vice-prefeita Nara Damião faz um chamamento para que a comunidade santo-angelense, e não apenas os idosos, participe da 1ª Semana do Idoso. Segundo ela, 14% da população do município é composta por pessoas acima dos 60 anos. “Temos, em Santo Ângelo, 10.686 idosos, segundo censo de 2010. 14% da nossa população é idosa. Em 2050 teremos 30% da população idosa. Portanto, temos que preparar a sociedade para acolher, cuidar e olhar para o idoso”, mencionou.

PREVENÇÃO
A coordenadora da Saúde do Idoso, médica geriatra Cláudia Colisse, reitera que o foco da coordenadoria está na prevenção de doenças crônicas. A prevenção, segundo a doutora, é feita através de atividades físicas, controle da alimentação, abandono do cigarro, controle do peso, uso correto de medicamentos.

“Sabemos que muitos idosos têm dificuldade em tomar medicações e muito se automedicam. Estamos trabalhando em cima desses pontos, da prevenção. Para tentarmos prevenir as principais doenças crônicas que são as cardiovasculares, onde podemos citar o infarto, diabetes, pressão alta, osteoartrose, neoplasias e também as doenças respiratórias”, esclareceu Cláudia.