Comissão prepara atrações da Cozinha da Soja para 20ª Fenasoja

0
97

 Uma parceria entre administração municipal de Santa Rosa, Emater/RS-Ascar e Coopermil oportunizará aos visitantes da 20ª Feira Nacional da Soja (Fenasoja) conferir diferentes atrações gastronômicas e culturais em um novo espaço. A Cozinha da Soja deve ser oficialmente inaugurada durante a feira e será atração permanente de 25 de abril a 4 de maio, no Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson, em Santa Rosa.

Para organizar a programação de 10 dias, que inclui oficinas de pratos derivados de soja, degustação e comercialização de produtos, a Comissão de Soja e Derivados – que contempla as entidades parceiras da Cozinha da Soja – reúne-se periodicamente. Na quinta-feira (6), as integrantes da comissão definiram alguns dos atrativos do espaço.

A apresentação de receitas e degustação de pratos derivados de soja serão realizadas diariamente durante a feira, sob responsabilidade da Emater/RS-Ascar, Economia Solidária, administração municipal e Coopermil. “Os visitantes terão a oportunidade de conferir de perto as receitas e até mesmo interagir com os instrutores e colocar a mão na massa”, comenta a coordenadora da Comissão de Soja e Derivados, assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar, Vanessa Gnoatto.

Além disso, serão comercializados produtos produzidos pelas mulheres que participaram de cursos na Cozinha da Soja, oferecidos pela Prefeitura e ministrados pelo Senai.

Conforme destaca a assessora de Políticas para Mulheres de Santa Rosa, Ivete Felcker, a cozinha deve ser um espaço democrático e perpassa os dias da feira. “O espaço é da comunidade e está à disposição o ano todo para a realização de cursos e outras atividades”, enfatiza.

De acordo com a coordenadora do Programa de Educação Social da Coopermil, Glotilde Bao, “a consolidação da Cozinha da Soja é a realização de um sonho que vem sendo construído pela comunidade há anos. Agora temos que aproveitar da melhor forma”.

EQUIPAMENTOS

Na Cozinha, estão à disposição equipamentos como geladeira, cilindro para massas, estufa, forno industrial, fritadeira, extrator de suco (leite) de soja, entre outros. Para a construção e aquisição de equipamentos da Cozinha da Soja, foram investidos recursos da Secretaria de Políticas para as Mulheres, do governo federal, e da administração municipal de Santa Rosa. O espaço também conta com apoio da Fenasoja.

Outras informações sobre a programação da 20ª Fenasoja podem ser conferidas no site www.fenasoja.com.br.