Comportamento no trânsito: Campanha estimula condutores mais responsáveis

0
105

Página do Facebook ‘Eu Estaciono Feito Um Idiota’ visa conscientizar através de flagrantes

Uma campanha por um trânsito mais organizado e uma sociedade mais conscientizada. Com esse intuito foi criada uma página no Facebook, no dia 30 de junho, chamada Eu Estaciono Feito Um Idiota – Santo Ângelo e, em apenas duas semanas, mais de 1.100 pessoas curtiram a fan page e seguem as fotos que são postadas todos os dias, com flagrantes de veículos estacionados em locais proibidos.

A ideia não é nova, pois outros municípios já aderiram à campanha nacional, mas foi o Centro de Formação de Condutores (CFC) Da Getúlio quem decidiu hospedar a página e abrir espaço para que a comunidade revelasse sua indignação frente a má atitude de alguns condutores de veículos do município. “Vimos outras cidades aderindo à campanha e pensamos: por que não fazer uma de Santo Ângelo? E decidimos hospedar a página”, conta um dos administradores, que preferiu não se identificar.

A campanha carrega um caráter educativo e não punitivo, por isso é mantido o sigilo da placa do veículo, visando a melhor atitude dos condutores, tentando mudar a sua visão. “Muita gente pensa que são apenas alguns minutinhos que deixará o carro mal estacionado, mas são minutos que tiram o direito de outra pessoa ou infringem as leis do trânsito. Há quem já conheça a página e fique com medo de ser fotografado, deixando de cometer a infração, e também quem faz o papel de fiscalizar”, explica.

Apesar de ter sido uma iniciativa do CFC da Getúlio, a página é mantida por imagens feitas pela comunidade. “Apenas as duas primeiras fotos foram feitas por mim. A partir daí, o pessoal já começou a curtir e nos enviar os flagrantes. A página, embora tenha sido uma ideia da proprietária do CFC, não é nossa, é da sociedade santo-angelense que está disposta a exigir condutores mais responsáveis no trânsito do município”, destacou.

Os flagrantes também visam uma possível ação do Executivo, já que atualmente Santo Ângelo conta com apenas quatro agentes de trânsito pelas ruas do município. “É uma carência muito grande que Santo Ângelo tem. Para cada mil veículos o ideal seria haver um agente de trânsito, e assim teríamos cerca de 50. É uma reivindicação que não é nossa, é algo que deve partir da comunidade, que está mostrando interesse em um trânsito melhor”, garante.

Uma média de 20 fotos são recebidas no perfil por dia, mas conforme os administradores, é feita uma triagem das imagens mais interessantes antes das postagens serem feitas. “Tudo começou com uma brincadeira, não imaginávamos que teria toda essa repercussão. Nossa função é cuidar com integridade, transparência, para que as pessoas não sejam lesadas, as placas sempre saem rasuradas, pois a ideia não é punir ninguém, apenas chamar a atenção para este problema” completa o administrador.