Concluído estudo de viabilidade técnica para ligação entre Santo Ângelo e Santa Maria pela BR-392

0
85

Tema foi tratado pelo prefeito Eduardo em encontro em Porto Alegre nesta semana

O prefeito Eduardo Loureiro e o ex-gerente de projetos do Dnit, Cajar Nardes, participaram nesta semana, em Porto Alegre, de uma reunião com os técnicos da empresa STE, responsável pela realização de estudo de viabilidade técnica para a construção do trecho da BR-392 que vai ligar Santo Ângelo a Santa Maria. No encontro, o prefeito foi informado da conclusão do estudo que foi entregue ao Dnit para análise. O estudo indicou três possibilidades de traçado, que, agora, serão avaliadas pelo Dnit. Definido por onde passará a estrada, o próximo passo será a realização do projeto técnico. Concluída esta etapa, a obra estará em condições de ser iniciada.

Conforme o prefeito Eduardo Loureiro, que teve acesso a todos os detalhes do estudo, o trabalho traz todas as informações necessárias para que a decisão quanto ao traçado possa ser tomada dentro de critérios técnicos. “Trata-se de uma grande obra que vai possibilitar o escoamento da produção e impactar muito positivamente o desenvolvimento da região”.

BURITI

O prefeito Eduardo participou na quarta-feira de audiência com o secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque. Participaram da audiência, além de Eduardo, o presidente estadual do PR, Cajar Nardes, o deputado estadual Adão Vilaverde e o presidente do Aeroclube de Santo Ângelo, Kurt Frantz.

O encontro serviu objetivamente para tratar da retomada das obras de asfaltamento ao distrito de Buriti. O secretário Beto Albuquerque disse ao grupo que o Governo Estadual já garantiu, através de suplementação orçamentária, as verbas necessárias para a retomada das obras. Segundo ele, nas próximas semanas as empresas responsáveis serão autorizadas a reiniciar os trabalhos.

AEROPORTO

Outro assunto tratado com o secretário de Infraestrutura e Logística foi a agilização nas obras de ampliação do aeroporto regional. Sobre a questão, Beto Albuquerque disse que estão sendo superados alguns pequenos entraves burocráticos junto ao Comar (Comando da Aeronáutica), para que a obra possa ser iniciada. O secretário não quis definir uma data, mas afirmou acreditar que em breve as obras serão iniciadas.

Uma das reivindicações apresentada pelas lideranças santo-angelenses, em nome do Aeroclube de Santo Ângelo, foi que o Estado agilize junto ao órgão competente a autorização para que o aeroporto possa operar aeronaves na parte da noite, através da modalidade vôo visual noturno. O secretário solicitou que o Departamento Aeroportuário do Estado (DAP) agisse no sentido de cobrar agilidade dos órgãos competentes.

SAÚDE

Em sua extensa agenda em Porto Alegre durante a semana, o prefeito Eduardo Loureiro manteve ainda audiência com o secretário Ciro Simoni, da Saúde. Entre os assuntos tratados foi abordado o repasse de recursos para a compra de equipamentos para a UPA do Bairro Pippi, no valor de R$ 900 mil. O secretário confirmou o repasse da verba e disse que o Governo do Estado já está providenciando o convênio, que deverá estar pronto para ser assinado nos próximos dias. Eduardo informou que a obra de construção da UPA será concluída no segundo semestre deste ano e vai garantir atendimento 24 horas na área de urgência e emergência. Também foi definido que nos próximos dias será inaugurado o posto de saúde do Bairro União.