Consumidores em Santo Ângelo ainda preferem ovos de chocolate para presentear na Páscoa

0
99

Com a chegada da Páscoa alguns produtos entram para a lista dos mais comprados nos supermercados

Existem itens que não podem faltar na mesa durante as comemorações da Páscoa. O Jornal das Missões perguntou para alguns santo-angelenses o que eles costumam comprar durante esta época do ano. Todos os entrevistados afirmaram que ovos de chocolate, peixe e vinho são essenciais para este feriado, além de comentar que roupas também fazem parte dos presentes de Páscoa.

Aumento no valor dos produtos

Porém, segundo a pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia – IBRE, a cesta de Páscoa está 19% mais cara em comparação com o ano passado, muito acima da inflação acumulada entre março de 2012 e fevereiro de 2013, que foi de 6,04%.

Entre os alimentos que não podem faltar, os que mais subiram de preço foram os in natura, como batata-inglesa (106,04%) e cebola (63,49%). Os pescados e ingredientes que os acompanham também venceram a inflação. O bacalhau subiu 9,18%; o azeite, 11,66% e os peixes frescos, 15,07%. Uma boa notícia é que entre tantos reajustes acima da inflação, bombons e chocolates (3,58%) — excluindo ovos de Páscoa —, e vinho (4,47%) registraram aumento de preço abaixo da inflação.

A pesquisa também revelou que os preços dos ovos de Páscoa deste ano estão mais caros que em 2013. Na comparação com o ano passado, o valor do item mais cobiçado da Semana Santa subiu 6,78% em 2014, ficando acima da inflação acumulada do Índice de Preço ao Consumidor (IPC/FGV) entre abril de 2013 e março de 2014, que foi de 6,09%.