Corpo de Bombeiros orienta para prevenção de afogamentos

0
109

 O Corpo de Bombeiros de Santo Ângelo divulgou nesta semana nota visando a prevenção de afogamentos, tendo em vista que o verão é marcado por dias quentes, o que leva ao maior número de banhistas a se refrescarem em piscinas, rios, lagos e açudes. "No entanto, é nesse período que cresce a incidência de casos de afogamento, uma vez que locais impróprios para o banho e fora das recomendações de segurança contribuem para a estatística", diz a nota.
Para que a diversão seja completa, o recomendado é usufruir de ambientes controlados, ou seja, aqueles que oferecem segurança e informações acerca do espaço utilizado para o lazer. Rios e lagos comprometem a atividade natatória da pessoa devido à água turva e corrente. Além disso, não há noção exata de profundidade, o que existe realmente em suas profundezas e, também, da sua área de risco.
Conforme o Corpo de Bombeiros, para evitar acidentes é preciso respeitar as faixas e avisos, além de não entrar em locais onde há avisos de perigo de morte ou em águas poluídas. Muito importante também é nunca deixar crianças sozinhas e, se for andar de barco ou qualquer outra embarcação, usar sempre coletes salva-vidas.

DICAS DE PREVENÇÃO
* Evite nadar sozinho.
* Não tome bebida alcoólica antes de entrar na água.
* Não se afaste da margem.
* Não salte de locais elevados para dentro da água.
* Não tente salvar pessoas em afogamento sem estar devidamente habilitado.
*Prefira lançar flutuadores para salvar pessoas ao invés da ação corpo a corpo.
*Identifique nas proximidades a existência do salva-vidas e permaneça próximo a ele.
* Evite brincadeiras de mau gosto como os conhecidos "caldos".
* Evite navegar com carga em excesso.
* Somente conduza embarcações se for habilitado.