Corsan não projeta racionamento

0
227
Araken Maicá lembra da recomendação para que a população use a água de forma consciente. Foto: Arquivo JM

Estiagem afeta principalmente o rio Ijuí, que segue com seu nível baixando, segundo gestor da Unidade de Saneamento de Santo Ângelo, Araken Maicá.

O gestor da Unidade de Saneamento da Corsan em Santo Ângelo, Araken Maicá, afirma que mesmo com a estiagem acentuada, não há risco de ser estabelecido racionamento de água em Santo Ângelo.

ABASTECIMENTO NORMAL
De acordo com o monitoramento realizado pela Companhia, o arroio Itaquarinchim apresentou uma suba de alguns centímetros com a última chuva. Porém, o rio Ijuí segue baixando o seu nível. “Mas por enquanto a situação do abastecimento segue normal”, esclarece.

O rio Ijuí é responsável pelo fornecimento de 60% da água consumida em Santo Ângelo e o Itaquarinchim responde pelos demais 40%. “No caso do rio Ijuí, para recuperar tem que chover na cabeceira, que começa em Palmeira das Missoes. E quanto ao racionamento, não está em nossos planos no momento. Estamos acompanhando dia a dia. Mas sempre é bom lembra da necessidade do uso consciente da água”.

São consumidos cerca de 22 milhões de litros de água por dia em Santo Ângelo, com variação dependendo especialmente do calor.

Poço secou em Entre-Ijuís

Captação de água segue sendo realizada normalmente mesmo com queda do nível dos rios Ijuí e Itaquarinchim. Foto: Arquivo JM

Sobre a situação de Entre-Ijuís, Araken explica que ocorreu uma dificuldade com relação aos poços, que tiveram suas vazões reduzidas. Além disso, em fevereiro, um dos poços que atendia determinada região do Município secou. “Tivemos que acionar um poço reserva e interligar outro na rede que abastece a região que ficou prejudicada”.

Arakem lembra ainda que foi feita uma ação de pesquisa e conserto de vazamentos visíveis e invisíveis para conseguir manter o abastecimento normalizado. “Solicitamos, juntamente com a prefeitura, que a população use racionalmente a água”.

Além disso, será perfurado mais um poço para ficar de reserva e essa situação já foi encaminhada junto a Superintendência Regional da Companhia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here