Cpers realiza mobilização hoje pela manhã

0
109

Aulas do último período da manhã serão realizadas nas ruas próximas as escolas públicas

Para provocar a sociedade e o governo a refletir sobre a situação das instituições públicas de ensino e dos professores em Santo Ângelo, os alunos terão hoje o último período de aulas, do turno da manhã, realizado nas ruas. A ideia, segundo o 9º Núcleo do Cpers, é fechar a quadra da escola, mas cada educandário organizará o seu formato de protesto.

O objetivo da paralisação é pressionar o governo para que atenda a pauta de reivindicações da categoria. A proposta de mobilização foi feita através de deliberação da Assembleia Regional do Cpers Sindicato, que aconteceu na terça-feira (20).

Para a presidente do 9º Núcleo do Cpers, Marlene Stochero, ainda existem outras propostas de forte mobilização que serão apresentadas na Assembleia Geral, desta sexta-feira (23), em Porto Alegre. “Nosso núcleo optou pela não realização da greve neste momento. Porém vamos acatar o que ficar decido na Assembleia”, afirma Marlene.

A presidente comenta também que tanto os pais como os alunos estão percebendo que devem apoiar os professores nas reivindicações ao governo. “O que vemos é que a comunidade escolar está com forte sentimento de apoio aos professores”, salienta Marlene.

Entre as principais exigências estão a implementação imediata do piso nacional como básico salarial e sua devida repercussão na carreira; atualização das promoções dos professores; inclusão de todos os funcionários no plano de carreira; auxílio creche para os trabalhadores da educação; manutenção da paridade entre ativos e inativos e inativos; investimentos de 35% na educação previstos na Constituição Estadual.