Daer confirma que tráfego total na ponte sobre o rio Ijuí será liberado nesta sexta-feira

0
104

Secretário de Infraestutura, Beto Albuquerque, já havia antecipado a informação no sábado

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer-RS) confirmou na tarde desta quarta-feira (14), que vai liberar o tráfego de veículos na ponte sobre o rio Ijuí, na ERS-344, entre Santo Ângelo e Entre-ijuís, na manhã desta sexta-feira (16).

A informação já havia sido anunciada pelo secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, durante o Encontros para o Desenvolvimento, realizado na manhã do último sábado (10), em Santo Ângelo.

A conclusão das obras de recuperação de um dos vãos e da estabilização da travessia sobre o rio, acontece após 147 dias de trabalho, desenvolvido pela Sociedade Geral de Empreitadas (Sogel), de Porto Alegre.

Até ontem, operários trabalhavam na retirada dos andaimes utilizados como suporte para o trabalho na parte de baixo da estrutura e a fixação das últimas vigas, com o uso de guindaste.

A ponte está em meia-pista desde a tarde do dia 8 de junho, após vistoria realizada por técnicos do Daer, que constataram o desgaste acelerado de uma das vigas existentes no vão Gerber, que fica na parte central da travessia e serve como apoio de sustentação especial da sua estrutura.

O problema afetou a faixa do lado direito da ponte (sentido Entre-Ijuís-Santo Ângelo), devido ao tráfego pesado de veículos no local.

A ponte tem 57 anos e foi projetada para sustentar o peso de até 36 toneladas, porém, hoje, trafegam pelo local carretas com até 60 toneladas.

A obra teve um investimento de R$ 800 mil.