Defesa Civil Municipal e Prefeitura de Porto Xavier trabalham na realocação das famílias e distribuição de kits

0
90

Hoje, maiores necessidades são de alimentos, materiais de limpeza e materiais de construção

A Defesa Civil Municipal de Porto Xavier, bem como secretarias e funcionários da Prefeitura, concentra suas forças há uma semana nos atendimentos às famílias atingidas pela cheia do rio Uruguai, que hoje está 6,7 metros acima do nível normal. O Porto Internacional ainda não está em funcionamento, pois a estrutura da Receita Federal ainda não pôde ser montada. A administração da balsa trabalha na limpeza do local.

No momento, as maiores necessidades são de alimentos, materiais de limpeza e materiais de construção. Toda doação está sendo armazenada no auditório do Instituto São Francisco e é removida conforme a necessidade para a Assistência Social, que realiza a distribuição com base nos cadastros de atingidos. Os cadastros devem ser feitos por todos os que foram atingidos, mesmo os que não necessitam de nenhum auxílio, inclusive os agricultores que tiveram perdas, pois esta será a base de dados para a Defesa Civil.

Para a Prefeitura, agora o momento é de mobilização para o retorno das famílias às suas casas e para a distribuição de kits que possam auxiliá-las. A administração recomenda que, ao retornar para casa, os moradores tenham paciência e cuidado ao ligar o disjuntor de luz, pois com as tomadas e fios molhados pode haver problemas de curto-circuito.

O abastecimento de água e luz está se normalizando aos poucos e a as aulas devem ser reiniciadas na segunda-feira (7). A próxima questão será relatva à situação das estradas, uma vez que muitas foram danificadas.

BUSCA DE RECURSOS
O prefeito Paulo Sommer se deslocou a Porto Alegre e Brasília em busca de auxílio para os atingidos e deve retornar no fim desta semana. Ontem (2), participou de audiência com o governador Tarso Genro em Porto Alegre e hoje (3) participa de audiência com o Ministério da Integração Nacional, em Brasília.

Entre as reivindicações propostas está o cartão Defesa Civil da Prefeitura para a disponibilização de recursos para arcar com as despesas, além de combustível e máquinas para a recuperação das estradas, pontes e bueiros e materiais de construção, bem como vacinas, medicamentos, produtos de higiene e limpeza, aluguel social, entre outros. Outro ponto da pauta foi com relação à área agrícola, sendo solicitados recursos para a compra de sementes, recuperação de plantéis de gado, e renegociação ou perdão de dívidas dos agricultores.

Para fazer doações em dinheiro à Defesa Civil Municipal, há duas contas-correntes, em nome de Prefeitura Municipal de Porto Xavier – Defesa Civil: no Banco do Brasil (agência 2491-0; conta 19782-3) e no Banrisul (agência 780; conta 0420140401).