Defesa Civil: primeiras simulações de mobilização ocorrerão em março e abril

0
98

Afirmação foi feita pelo diretor Luis Persigo durante entrega do relatório de 2014

O diretor do Departamento Municipal de Defesa Civil (Demudec), Luis Augusto de Almeida Persigo, fez, ao prefeito Valdir Andres e à primeira-dama, vereadora Zilá Andres (PP), a entrega do relatório de atividades do departamento em relação ao ano de 2014. A entrega oficial da documentação ocorreu na tarde de quarta (11), no Gabinete do Prefeito. O relatório aborda o período coordenado por Luis Persigo e pela atual equipe, formada por Marisete dos Santos Leite, Rosane Albino de Souza e Paulo Sérgio Rodrigues, de 1º de novembro a 31 de dezembro do ano passado.

Segundo Persigo, diversas ações estão previstas no município e nos meses de março e abril serão realizadas as primeiras simulações de mobilização da Defesa Civil de Santo Ângelo. “Inúmeros assuntos foram tratados, entre eles a formação do corpo de voluntários, que deve congregar os grupos de escoteiros, clubes de serviço, Cruz Vermelha, estudantes e a comunidade em geral. Nos planos futuros, estão o cadastramento de entidades e indústrias e a criação de uma legislação de voluntariado municipal”, adianta.

COOPERAÇÃO PARA AÇÕES DE PREVENÇÃO
De acordo com ele, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil trabalha na articulação junto às entidades públicas e privadas e com a comunidade visando à obtenção de cooperação para o desenvolvimento, direta ou indiretamente, de ações de prevenção e conscientização da população contra desastres que ponham em risco sua segurança e na sua defesa em casos de emergência e de calamidade pública. “A atual administração municipal foi quem criou o Departamento de Defesa Civil, que antes não existia, por meio da lei nº 3.872, de 8 de julho do ano passado, quando também foi criado o Fundo Municipal de Defesa Civil (Fundec), com a finalidade de coordenar, em nível municipal, todas as ações de defesa civil, nos períodos de normalidade e anormalidade”, explicou.

Conforme o diretor do Demudec, o relatório exibe todas as atividades em relação ao período citado, que se resumem nas visitas sobre os Planos de Emergência (define as diretrizes, normas de atuação, organiza ações, etc.) e nas reuniões e visitas sobre o Plano de Contingência (conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas destinadas a evitar desastres e minimizar seus impactos para a população e restabelecer a normalidade social). Persigo salientou que o planejamento, a divisão de tarefas, o cadastramento de recursos e o treinamento são tarefas que têm custo baixíssimo e interferem diretamente na segurança e bem-estar da população.

As entidades que formam este Conselho são os Bombeiros, Exército, Corsan, Brigada Militar, Brigada Ambiental, RGE, Secretaria Municipal de Obras, Secretaria Municipal de Habitação, Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Santo Ângelo (HSA), Hospital Unimed, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gabinete do Prefeito, Gabinete da Primeira-Dama, Câmara de Vereadores, Departamento Municipal de Trânsito, Samu, Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Fórum de Santo Ângelo, imprensa, Polícia Civil, Coordenação do Parque de Exposições Siegfried Ritter e Defesa Civil do Estado.

OUTRAS ATIVIDADES
O Demudec também realizou ações de entrega de donativos, treinamento da equipe para atuação em emergência, realização de palestras em escolas e atendimento emergencial (ocorreu o atendimento em 23 residências e em três prédios, em virtude do vendaval). Durante o encontro com o prefeito e a primeira-dama, o diretor Luis Augusto de Almeida Persigo entregou, também, o Plano de Trabalho da Defesa Civil para o ano de 2015, contendo um conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas destinadas a evitar desastres e minimizar seus impactos para a população e reestabelecer a normalidade social.