Defesa Civil realiza capacitação para coordenadores municipais

0
123

Objetivo é preparar os agentes para atuarem na prevenção de eventos adversos, como desastres

 Terminou nesta sexta-feira (2), no auditório da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), a última edição do Curso Operacional de Defesa Civil (CODC). A capacitação, composta de 50 horas/aula teve início na segunda-feira (28).

O curso contou com a participação de 60 alunos provenientes de 39 dos 69 municípios de abrangência da 5ª Regional da Defesa Civil (Redec), com sede em Santo Ângelo, dentre eles quatro vereadores que representam a Defesa Civil em suas localidades.

De acordo com o chefe de Divisão de Apoio Técnico da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), tenente Elias Daniel Poncio, durante o ano de 2011 foram realizadas outras dez edições do curso, possibilitando atingir os 497 municípios do Rio Grande do Sul.

Poncio disse que o objetivo dos encontros foi capacitar os coordenadores municipais de Defesa Civil para melhor atuarem, preventivamente, preparando suas comunidades frente aos eventos adversos que possam resultar em desastres. “Daqui para frente eles estarão mais preparados para atuarem na prevenção, preparação, resposta e reconstrução dos eventos naturais e tecnológicos”, afirmou.

Estiveram presentes o sub-chefe de Defesa Civil do Estado, tenente-coronel Oscar Luis Moiano; o coordenador da 5ª Redec, 1º sargento Lauro Brito Lopes e o adjunto, soldado Jaime Stringari.