Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher será inaugurada hoje

0
122

Prédio da DPCA abrigará provisoriamente o atendimento das mulheres vítimas de violência

Será inaugurada hoje (18), às 17h, na Rua Antunes Ribas, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam). Na cerimônia, estarão presentes o secretário estadual de Segurança Pública, Airton Michels, o chefe da Polícia Civil do RS, delegado Guilherme Yates Wondracek, e o diretor de Polícia do Interior, Márcio Wagner. De acordo com o delegado regional Fernando Sodré, esse primeiro passo é uma grande conquista para o município de Santo Ângelo, tendo em vista a longa luta pela implementação de uma delegacia especializada na proteção e atendimento à mulher.

Nesse primeiro momento, o atendimento será feito na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), que passou por reformas e melhorias para proporcionar um atendimento de qualidade às mulheres vítimas de violência. O atendimento na DPCA já existia; o que acontece a partir de hoje, segundo Sodré, é uma separação das funções para qualificar o atendimento a ambos os setores. “Onde antes existia uma delegacia que atendia as mulheres e também crianças e adolescentes, hoje esse lugar se transforma em duas delegacias. Desta forma, poderemos dar atenção qualificada a esses dois setores, tendo em vista que antes a demanda do atendimento às mulheres vítimas de violência acabava absorvendo toda a atenção também da DPCA”, explica.

SERVIÇOS
O atendimento será feito a todas as mulheres com encaminhamento destas à rede municipal de atendimento, em departamentos como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), além dos hospitais. Por enquanto, o registro de ocorrência vai continuar sendo feito no plantão centralizado. Outra situação que deve permanecer é a parceria com a URI para o atendimento das mulheres vítimas de violência. Antes, esse serviço era encaminhado pela Delegacia Regional, mas com a inauguração o serviço será realizado diretamente com a Delegacia Especializada.

PROFISSIONAIS ATUANDO
A partir de hoje, passam a integrar a equipe de atendimento da Delegacia da Mulher 11 funcionários, mais um agente administrativo e uma delegada. “O atendimento será realizado 24h no plantão centralizado, com equipes de investigação e registro”, conta Sodré.

O novo e definitivo prédio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher deve ter as obras iniciadas apenas no próximo ano, e tem previsão de inauguração no segundo semestre de 2015. Sodré explica que, com o funcionamento desta unidade, os serviços serão amplificados e estuda-se uma proposta com a Prefeitura para manter o atendimento psicológico e de uma assistente social permanente na delegacia.