Desafio para a nova provedora é equilibrar financeiramente o HSA

0
157
Odorico Bessa Almeida cumprimenta Iara Fortes após ato de aclamação. Foto: Daniele Angnes/JM

Nova provedora, Iara Fortes, assume com o desafio de equilibrar as receitas com as despesas. “A gente sabe que o desafio é muito grande e, nestes últimos anos, me preocupou demais a dívida crescente. Sei que só vamos ter uma boa saúde, quando o hospital tiver uma relativa saúde financeira”, destacou ela que era, até este ano, vice provedora.

Ato de aclamação ocorreu ainda no fim do dia de segunda-feira (30), após apresentação do relatório de gestão pelo atual provedor, Odorico Bessa Almeida, que deixa o cargo neste mês.

Segundo Odorico, é muito difícil um hospital comunitário, como é o HSA, se manter. “Porque a tabela do SUS é completamente defasada. Faz 18 anos que não são reajustadas”, ponderou.

Atualmente, Hospital atende 82% de pacientes SUS e apenas 18% de convênios. “Existe uma defasagem financeira muito grande, nesse sentido, tínhamos de priorizar o que pagar e o que não pagar. Nós priorizamos a vida”, reforçou ele ao destacar a ampliação de serviços e qualificação dos atendimentos para dar conta da demanda dos 25 municípios da região.

Iara, que acompanha o até então provedor na gestão anterior, demonstrou apreensão com a situação financeira do Hospital. “Minha preocupação é as coisas continuarem nesse ritmo e daqui a pouco não ter mais quem segure essas contas”, avaliou.

A diretoria eleita é composta Iara Teresinha Zappe Fortes, provedora; Isabel Cristina Santos Câmera, vice provedora; Alceu Luiz Mioso,1º secretário; Jairo Fernandes da Silva, 2º secretário; Rafael de Oliveira Farah, 1º tesoureiro; Luis Carlos Maurer Sabo, 2º tesoureiro.

Do Conselho Fiscal Efetivo fazem parte Afonso Telmo Lago Ourique, Antônio Carlos Sisti e Claudio Roberto Tescke. Suplentes são Marco Antônio Acker, Milton Bonini e Felipe Fontana.

O mandato é de dois anos e inicia no dia 15 de dezembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here