Dia para reverenciar os que partiram

0
115

Celebrado amanhã (2), o Dia de Finados movimentará cemitérios e igrejas

Celebrado em 2 de novembro, o Dia de Finados é um dia para reverenciar aqueles entes queridos que já faleceram, um dia para homenageá-los. Em todo o País, a data movimenta cemitérios e igrejas. Em Santo Ângelo, a movimentação se iniciou durante a semana, com boa parte da população realizando a limpeza dos túmulos e capelas onde estão sepultados seus familiares e amigos.

O aposentado Paulo Antonio Cuozzo, que tem o pai e o cunhado sepultados no Cemitério Municipal Sagrada Família, menciona que a cada dois meses realiza a manutenção e limpeza do túmulo. “Sempre uns dois dias antes a gente vem e limpa. Mas não é só para o Dia de Finados; também realizamos a limpeza a cada dois meses. O próprio tempo ajuda a deteriorar, por isso fazemos uma manutenção mais constante”, disse.

Cuozzo descreveu que o momento também serve para relembrar os momentos vividos na companhia dos familiares. “A gente recorda o passado que teve de convivência com pai e cunhado, coisas boas. Também é uma forma de agradecer tudo o que fizeram pela gente”, destacou.

O restaurador de pisos Edson Zuse, que tem avós, pai e primo sepultados no cemitério, relatou que a manutenção do local também é uma forma de matar a saudade dos entes que se foram. “Para nós é gratificante matar a saudade, e também conservar o local.”

MANUTENÇÃO
A reportagem do Jornal das Missões pôde constatar a preocupação dos santo-angelenses com o estado de conservação do local. Edson Zuse foi uma das pessoas que notaram a falta de manutenção. “Está bem largado o cemitério. Cada familiar tem cuidado o seu túmulo, mas a questão da limpeza do cemitério já esteve bem melhor”, avaliou.

HOMENAGENS
O Dia dos Finados é uma data de lembranças e homenagens. Entre as opções dos familiares para homenagear seus entes queridos estão as flores. A proprietária da Suíça Flores, Salete Grunintzky, diz que nessa época do ano os familiares tendem a procurar mais as floriculturas em busca de uma opção bonita para oferecer aos entes que já partiram. “Por isso, procuramos oferecer a essas pessoas, além de flores, velas, cestos, vasos, galhos de crisântemo, palmas, rosas, entre outras, tudo para que as pessoas tenham opções em diversidade e preços para homenagear os entes queridos”, diz.

As opções variam entre flores naturais e artificiais, ficando ao gosto de cada um. Os valores nas floriculturas variam de R$ 2 a R$ 100. “A expectativa de procura nessa época do ano é de mais de 10%”, afirma.

HORÁRIOS
Os cemitérios municipais funcionarão hoje das 8h às 20h. Amanhã (2), das 6h às 21h. No Cemitério Municipal Sagrada Família está prevista a celebração de uma missa às 9h. Em caso de chuva, será realizada na Igreja Sagrada Família.