Diretor do DAP afirma que reforma no Aeroporto Regional começa em 60 dias

0
89

Roberto Carvalho Netto justificou atraso devido à burocracia para o repasse de recursos

As obras de reforço no pavimento da pista do aeroporto regional de Santo Ângelo devem começar em 60 dias.

A previsão foi feita pelo diretor do Departamento Aeroportuário do Estado-DAP, Roberto Barbosa Carvalho Netto, durante entrevista ontem (11) no programa Rádio Visão, da Super Rádio Santo Ângelo.

A pista que alcança 1.625 metros está em condições precárias e há necessidade da recuperação urgente.

“Eu havia dito ao prefeito Eduardo Loureiro que iniciaríamos a obra agora em maio, porém a burocracia federal está nos levando a reprogramar os prazos”, disse Roberto Netto.

O diretor do DAP frisou que entre o Estado do Rio Grande do Sul e a empresa vencedora da licitação está tudo certo, porém o impasse agora é entre a Secretaria Nacional de Aviação Civil e o Comando Aeronáutico.

“A fiscalização da obra deve ser feita por militares da Aeronáutica, porém como não existe na instituição uma verba momentânea para o seu cumprimento, o início da recuperação está atrasado”, diz Netto.

Ele espera que o assunto seja resolvido até o mês de julho, o que garantiria o início da obra ainda em agosto e o seu término em no máximo 120 dias.

O diretor afirmou na entrevista que o aeroporto possui a melhor infraestrutura entre os terminais do noroeste do Estado.

O investimento estimado para o reforço da pista do aeroporto regional de Santo Ângelo é de R$ 5 milhões.

Roberto Carvalho Netto afirma que a intenção é também realizar o cercamento da área e no futuro a reforma do terminal de passageiros.

Ele frisou que a partir da recuperação da pista, o aeroporto de Santo Ângelo terá capacidade de receber aeronaves de maior porte como o Embraer-190 e o Airbus A320-100.

Essas aeronaves são utilizadas hoje por companhias aéreas como a Azul e Tam.

Segundo o diretor do DAP, havendo o interesse das companhias aéreas de incluírem Santo Ângelo nas suas rotas comerciais, o Departamento providenciará a instalação de um novo canal de inspeção de bagagens com raios-X e mais uma seção de combate à incêndio no aeroporto.

Atualmente o aeroporto de Santo Ângelo possui voos comerciais diários para Porto Alegre, através da companhia NHT.