Distrito de Atafona receberá 17 comunidades nas disputas da 30ª edição dos Jogos Rurais Sol a Sol

0
101

Expectativa é de receber 3,5 mil pessoas na etapa municipal dos jogos

O distrito de Atafona, no interior de Santo Ângelo, receberá neste domingo (24) um total de 17 comunidades e 1.070 participantes na 30ª edição dos Jogos Rurais Sol a Sol. Esta etapa municipal é organizada pela Emater e pela comunidade de Atafona – por meio das comunidades católica e evangélica, juventude evangélica e clube de mães –, com o apoio da Prefeitura e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Em 2013, a etapa municipal havia sido realizada na localidade de Restinga Seca. “Serão 22 modalidades esportivas, reunindo homens e mulheres, desde crianças até idosos. As modalidades variam das mais tradicionais até aquelas que são características dos Jogos Sol a Sol”, diz o chefe do escritório municipal da Emater, Álvaro Uggeri Rodrigues.

Álvaro, o coordenador da comissão organizadora César Ledtag, sua filha Bruna Laís Ledtag, representando a juventude evangélica, e Leonir Oto, da comunidade evangélica, estiveram na Redação do JM para divulgar a programação. A organização espera receber 3,5 mil pessoas no evento.

OUTRAS ATRAÇÕES DA PROGRAMAÇÃO
Além de disputas, em diferentes categorias, dos tradicionais futebol, vôlei, bocha, canastra e cabo de guerra, haverá modalidades como debulha de milho, corte de lenha, milho no buraco – com arremesso da cultura –, batida no prego, tiro na lata e chute no pneu.

A abertura oficial será às 8h30min e as disputas se estenderão até a noite. Paralelamente à 30ª edição dos jogos, será realizada a 13ª Mostra e Troca de Sementes Crioulas, em que estarão à disposição dos produtores amostras de sementes – por exemplo, de milho, feijão, amendoim e melancia –, para caso tenham o interesse de passar a plantar em sua propriedade.

Durante a tarde, haverá um sarau dançante, com animação da banda Fênix. O distrito de Atafona se localiza aproximadamente dez quilômetros adiante do Parque de Exposições Siegfried Ritter.

Os vencedores da etapa municipal dos Jogos Rurais Sol a Sol se classificarão para a disputa regional. A data e a cidade-sede ainda não estão definidas. Em 2013, a competição regional foi em Santo Ângelo, na localidade de Lajeado do Cerne, e reuniu 25 municípios.