Dom Estanislau completa 40 anos de ordenação de Bispo na segunda

0
108

Ele foi o 2º Bispo da Diocese Angelopolitana, assumindo o cargo em 17 de setembro de 1972

O Bispo Diocesano Dom Estanislau Amadeu Kreutz, 84 anos de idade, completa na próxima segunda-feira (17), 40 anos de ordenação. Atualmente ele é o Bispo Emérito da Diocese Angelopolitana. Ele se tornou Bispo, 2º maior cargo da Igreja Católica, no dia 17 de setembro de 1972. Em 10 de junho de 1972, Estanislau foi nomeado Bispo auxiliar de Santo Ângelo, atuando ao lado de Dom Aloísio Lorscheider (que posteriormente foi Cardeal).

NATURALIDADE

Nascido em 1º de julho de 1928, em Santo Cristo, então 7º Distrito de Santo Ângelo, é filho de Jorge Kreutz e Catarina Gertrudes Puhl. Possui 12 irmãos, sendo um já falecido. Dos irmãos, um deles é padre; o outro é engenheiro agrônomo e das nove irmãs vivas, sete são Irmãs Franciscanas.

INGRESSO NO SEMINÁRIO
Foi para o Seminário aos 12 anos. Formou-se em Filosofia em 1950 e em Teologia em 1954. Foi ordenado padre em 28 de novembro de 1954, com 26 anos de idade. Especializou-se em Sociologia Religiosa em 1963, e fez Doutorado em Teologia Sistemática pela Universidade de Santo Tomás, entre 1964 e 1967, em Roma, na Itália. Como padre, trabalhou durante 17 anos e atuou nas paróquias de Tucunduva, Campina das Missões e Cândido Godói.

PROFESSOR E REITOR
Foi reitor no Seminário São José, em Cerro Largo. Ao retornar de Roma, lecionou no Seminário Maior de Viamão; depois foi nomeado reitor do Seminário em Santo Cristo e veio morar em Santo Ângelo para assumir a função de bispo auxiliar. “Nunca pensei em ser outra coisa. A vida religiosa que assumi é uma vocação, é um chamado de Deus que você tem que seguir”, frisa.

A INDICAÇÃO PELO NÚNCIO

Dom Estanislau foi indicado para ser Bispo titular pelo Núncio Apostólico que é o embaixador do Vaticano no Brasil e pelo Papa Paulo VI. “Para mim foi uma surpresa. Pedi um tempo para pensar e conversar com um amigo meu que era padre, que me deu apoio para eu assumir a função”, recorda.

FIM DO BISPADO
O bispado de Dom Estanislau terminou em 13 de agosto de 2004, aos 76 anos de idade. Entregou o cargo ao Bispo Dom José Clemente Weber, que trabalhava na Arquidiocese de Porto Alegre. Atualmente é considerado bispo emérito da Diocese de Santo Ângelo.

 

FUNÇÕES DE BISPO E CURIOSIDADES

– O Bispo tem a função de coordenar toda a vida pastoral de uma Diocese

– O Bispo Emérito não tem a coordenação pastoral, mas segue podendo ordenar padres, realizar crismas e outras funções litúrgicas

– A Diocese Angelopolitana é formada por 40 paróquias e mais de 1 mil comunidades

– 75% dos moradores das regiões Missões e Grande Santa Rosa (equivalente a 47 municípios) são católicos

– Dom Estanislau Kreutz fala em seis idiomas: latim, francês, alemão, espanhol, português e inglês.