Eduardo Loureiro conduz encontro da AMGRS e Coredes com o secretário Ernani Polo

0
125

Secretário recebeu documento com medidas para conter crise no setor leiteiro do RS

Documento formulado pela Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa (AMGRS) e por quatro Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) foi entregue na terça-feira (3) ao secretário estadual de Agricultura, Ernani Polo, solicitando medidas para enfrentar a crise no setor leiteiro do Estado. O deputado estadual Eduardo Loureiro (PDT) foi quem conduziu o encontro, juntamente com a prefeita em exercício de Três de Maio, Elaine Zucatto Fischer.

Uma das ações mais imediatas é a realização do Fórum Estadual do Leite de Qualidade, a ser realizado durante a Expofeira do Agronegócio de Três de Maio, em abril. A região Noroeste responde por aproximadamente 60% da produção de leite no Estado, com abrangência em 77 municípios integrantes dos Coredes Celeiro, Fronteira Noroeste, Missões e Noroeste Colonial. Dados da Emater apontam que 40 mil famílias atuam no setor leiteiro, numa produção estimada em 4 milhões de litros por dia e faturamento mensal de R$ 103 milhões.

MEDIDAS
“A crise instalada a partir das operações Leite Compensado, do Ministério Público, deve servir para qualificar toda a cadeia produtiva do leite, com fiscalização cada vez mais eficiente e punição rigorosa aos fraudadores”, enfatiza Loureiro. De acordo com o secretário Polo, o fórum vai contar com o apoio da Secretaria de Agricultura e também da federação que congrega criadores de gado leiteiro no Brasil.

Entre as medidas elencadas no documento dos Coredes e da Associação dos Municípios estão o incentivo às compras do leite gaúcho por órgãos como a Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), a mobilização em audiências, como o Fórum do Leite, e o desenvolvimento de um programa de certificação da qualidade, bem como a adoção de campanhas para incentivar o consumo.