Eduardo Loureiro faz votação histórica e fica entre os dez deputados mais votados para a Assembleia gaúcha

0
144

Votação superou os 60 mil votos no Estado e os 28 mil no município

A noite de domingo (5) foi de comemoração. As emoções tiveram início logo cedo, às 8h, quando foi dada a largada das Eleições 2014. Milhares de pessoas em todo o Estado e País saíram de casa decididas a escolher seus representantes a deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da República. No entanto, 60.816 pessoas saíram pensando em uma única pessoa: no santo-angelense Eduardo Debacco Loureiro. Depois de confirmada a eleição, comemoração, à noite, com o pai Adroaldo Loureiro, com vereadores e companheiros de PDT e com correligionários no comitê do partido, na Rua Marquês do Herval, próximo ao Banco do Brasil.

Em campanha constante nos últimos três meses, o esforço durante o período, bem como os bons resultados obtidos quando ainda era prefeito de Santo Ângelo, rendeu frutos. E positivos. Atingindo uma marca de votos histórica para os candidatos da região, Loureiro chegou aos incríveis 60.816, sendo, desse total, 33.646 feitos na região da 45ª Zona Eleitoral, ou seja, na região das Missões.

A partir de agora, uma nova fase de luta inicia-se e o novo deputado estadual das Missões quer ser o instrumento da região em busca de recursos e investimentos para fomentar o desenvolvimento da região. “Conheço a realidade da região e os municípios profundamente. Sei das necessidades e desafios e o que vamos fazer a partir do próximo ano é um trabalho de enfrentamento dessas necessidades da nossa comunidade e das nossas lideranças. Vou procurar cada prefeito da região, pois esse é um trabalho que deve ser feito de forma articulada. Não adianta o deputado se colocar à disposição e ter desejo de ajudar; ele precisa estar presente e em contato com os prefeitos para que possa, a partir dos projetos apresentados por eles, também auxiliar na busca por recursos”, destaca.

A VOTAÇÃO
Entre os 55 candidatos a deputado estadual, Loureiro consagrou-se entre os dez mais votados, ocupando a 8ª posição. Entre os candidatos da bancada do PDT, Eduardo foi o segundo mais votado. O deputado estadual fez, por exemplo, 2.464 votos em Entre-Ijuís, 1.444 em São Miguel das Missões, 773 em Vitória das Missões, 566 em Eugênio de Castro e 28.399 em Santo Ângelo.

O apoio conquistado ressalta a política séria realizada pelo novo deputado, que promete, a partir da boa posição conquistada na Assembleia Legislativa, tornar-se um deputado influente para trazer novas conquistas para a região. “Faremos uso desse capital político para poder influenciar e fazer um governo de forma a cumprir e corresponder a essa confiança que a população nos conferiu nas urnas. Vamos fazer um grande trabalho e honrar essa posição privilegiada”, afirma.

AGRADECIMENTOS
Em reconhecimento aos que atribuíram seu voto na urna, Eduardo Loureiro fez um agradecimento especial aos eleitores que confiaram na sua competência para continuar exercendo um papel dentro da política, agora em nível estadual. Não obstante, ele ressalta a importância dos colegas de partido, como os vereadores Jacques Barbosa, Jacqueline Possebom, Nader Hassan Awad, Everaldo de Oliveira e Lauri Juliani e demais militantes que auxiliaram durante todo o período de campanha.

“Por meio destes, quero estender meu agradecimento a todas as pessoas e lideranças do PDT que apoiaram nossa candidatura e estiveram ao nosso lado em todos os momentos, mas, sobretudo, agradecer especialmente à nossa população, que conseguiu uma votação história”, destaca.

A INSPIRAÇÃO
Eduardo conta que, se foi prefeito e elegeu-se deputado estadual, as conquistas se devem, fundamentalmente, ao pai Adroaldo Loureiro – também ex-prefeito e eleito quatro vezes para a Assembleia, e hoje conselheiro do Tribunal de Contas do Estado –, que sempre foi sua referência política e quem o influenciou a seguir por esse caminho.

“Foi ele quem abriu os caminhos. Toda a população conhece o trabalho e a trajetória que ele teve dentro da política. Foi Adroaldo, juntamente com demais representatividades políticas, que conseguiu vencer aquela eleição histórica, quebrando uma hegemonia de mais de 30 anos com o mesmo grupo político governando Santo Ângelo”, afirma. “Depois se elegeu deputado estadual por quatro mandatos. Nenhum líder se elegeu quatro vezes consecutivas na região, entre todos os partidos políticos”, enfatiza, acrescentando que essa trajetória foi fundamental para que se inspirasse e chegasse aonde chegou hoje.

FAMÍLIA
A família, para Eduardo, foi fundamental para consagrar sua eleição. “Sempre tive o apoio da minha família. A Robriane (esposa) sempre foi uma guerreira, uma lutadora, e foi fundamental nesse processo, até porque a política é uma atividade muito exigente, as ausências são muito grandes, temos de estar sempre muito perto da comunidade e da população e, muitas vezes, precisamos nos afastar em determinados momentos para cumprir com essa missão. Por isso, quero agradecer à Robriane e aos meus filhos Gabriela e Arthur”, ressalta.

O deputado frisa ainda a importância dos pais, Neiva e Adroaldo, e dos irmãos Roberto e Saulo, que sempre foram muito presentes e estiveram ao seu lado em todos os momentos. “Família é tudo. É minha base e continuará sendo assim”, conclui.

A REPRESENTAÇÃO MISSIONEIRA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Natural de Santo Ângelo, nascido em 19 de abril de 1974, Eduardo Debacco Loureiro é casado com Robriane Raguzzoni Loureiro e pai de Gabriela e Arthur Raguzzoni Loureiro. Empresário de comunicação e professor universitário, ele foi escolhido com o voto nas urnas de todo o Estado, retomando a cadeira do PDT que antes era ocupada pelo seu pai, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Adroaldo Loureiro.

Eduardo é formado em Administração pela Universidade Regional Integrada (URI), com pós-graduação em Gestão Estratégica de Organizações também pela URI. É mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e empresário do ramo da comunicação, sendo diretor da Indústria Gráfica Jornal das Missões, editora do Jornal das Missões, entre 1996 e 2004, e também da Rádio Santo Ângelo, entre 1996 e 2004.

Voltou a exercer essas mesmas atividades a partir do ano passado. Entre 2001 e 2005 foi diretor da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão, e entre 2002 e 2005 secretário estadual do Sindicato das Emissoras de Rádio e Televisão. No mesmo período, coordenou o Comitê Regional da Qualidade na Comunicação, ligado ao Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade.

Em 2005, com 31 anos, foi eleito prefeito de Santo Ângelo, ocupando o cargo até 2012. Durante o período do mandato, foi presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM) em duas oportunidades. Ainda durante sua gestão como prefeito, recebeu título de Prefeito Empreendedor do Sebrae, o Prêmio Gestor Público do Sindicato dos Auditores Fiscais do RS (Sindaf) e o Selo Amigo da Criança, da Fundação Abrinq.

Em 2012, foi escolhido como Administrador do Ano na área pública pelo Conselho Regional e Administrador do Rio Grande do Sul (CRA-RS). Atualmente é presidente do PDT de Santo Ângelo e coordenador regional do partido na região das Missões.

Com votação histórica, eleito o deputado estadual mais votado em Santo Ângelo e das Missões, Eduardo Loureiro atingiu 28.399 votos na cidade, uma média de 144 votos pelas 196 seções do município. Na região da 45ª Zona Eleitoral, Eduardo fez mais de 33 mil votos. Obteve ainda votação em mais 314 municípios. No total, recebeu 60.816 votos.