Eficiência energética e meio ambiente são os temas do seminário de educação da Caravana RGE em Santo Ângelo

0
108

Projeto retorna ao município para levar a proposta educativa a professores de 12 cidades da região

A Caravana RGE – Educando para a Eficiência realizará em Santo Ângelo, na próxima quinta-feira (14), o Seminário Regional de Educação a professores de 12 municípios da região. E, nas próximas semanas, estará em cada uma dessas cidades para levar aos estudantes a sua proposta educativa, lúdica, informativa e interativa sobre eficiência energética, uso seguro da energia elétrica e conservação dos recursos naturais.

Em 2010, durante a primeira edição do projeto, as ações foram vivenciadas por mais de 5 mil pessoas nos dois dias em que estiveram em Santo Ângelo. Esta terceira edição será realizada em mais cem municípios, totalizando atividades nos 264 municípios atendidos pela empresa.

O Seminário Regional de Educação da Caravana RGE será realizado no Colégio Estadual Missões, das 8h30min às 17h. Reunirá educadores de Santo Ângelo, Boa Vista do Cadeado, Dezesseis de Novembro, Jari, Joia, Quinze de Novembro, Rolador, Saldanha Marinho, Santa Bárbara do Sul, São Nicolau, São Pedro do Butiá e Senador Salgado Filho.

PROGRAMAÇÃO
O dia de atividades começará com a apresentação do projeto e da proposta pedagógica, e continuará com a palestra “Cenários e Desafios da Sustentabilidade”, com o doutor em Ecologia Genebaldo Freire Dias, o espetáculo teatral “Viagem ao mundo da eletricidade” e a visita ao Túnel do Conhecimento, que é uma exposição científica interativa, com vários experimentos sobre os processos de geração de energia e sua importância, durante a manhã. À tarde, os educadores participam de oficinas multidisciplinares relacionadas aos temas da iniciativa.

Familiarizados à proposta da Caravana RGE – Educando para a Eficiência, os docentes são convidados a levar os seus alunos à Arena Cênica – estrutura que comporta o túnel e o teatro, em datas programadas com as Secretarias Municipais de Educação, Coordenadorias Regionais de Educação e escolas. Após a realização do seminário em Santo Ângelo, os 12 municípios envolvidos vão sediar as atividades.

CONTINUIDADE
Todos os participantes das ações recebem materiais didáticos da proposta educativa para que a temática continue sendo trabalhada nas escolas. De 15 a 18 de setembro, as ações vão contemplar os estudantes da rede pública de ensino de Santo Ângelo. As atividades serão realizadas no Pavilhão 1 do Parque Internacional de Exposições Siegfried Ritter, o Parque da Fenamilho.

Até dezembro, com a caravana, a RGE objetiva atender 600 escolas e envolver um público de 70 mil alunos e 7 mil professores nas atividades desenvolvidas nos cem municípios desta terceira edição. Entre as três edições do projeto (2010, 2012/2013 e 2014), todas as 264 cidades da área de atuação da concessionária terão sido contempladas com a proposta educativa.