Eleições municipais: Candidatos serão definidos nesta semana

0
108

Partidos têm até sexta-feira, dia 5, para realizar suas convenções

Os nomes dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador serão conhecidos até sexta-feira (5). Essa é a data-limite para que os partidos realizem as convenções que irão definir os candidatos e as coligações partidárias para as eleições marcadas para o dia 2 de outubro deste ano.

O tema vem monopolizando as atenções nas reuniões no âmbito interno dos partidos e, também, entre as agremiações, que trabalham para alinhavar possíveis coligações.

Ainda não há confirmações oficiais, mas, com a proximidade da data-limite para a definição, alguns pré-candidatos à chefia do executivo de Santo Ângelo despontam como os mais cotados para figurarem nas urnas eletrônicas.

NOMES
Diante do anúncio feito pelo atual prefeito, Valdir Andres (PP), de que não concorrerá à reeleição, quem deverá representar o partido da situação é o médico e vereador Paulo Azeredo, que, recentemente, abandonou o PMDB para ingressar no PP.

A mudança no tabuleiro partidário estremeceu as relações entre o PP e o PMDB, partido da atual vice-prefeita, Nara Damião, tornando improvável a manutenção da aliança.

No PDT, maior partido da oposição, o engenheiro e vereador Jacques Barbosa desponta como provável candidato a prefeito.

No PMDB, a vice-prefeita Nara Damião e o ex-prefeito José Lima Gonçalves já manifestaram a intenção de concorrer à chefia do executivo. Os nomes dos vereadores Vinícius Makvitz e Vando também são cogitados para integrar uma chapa majoritária.

Já no PT, os mais lembrados são o advogado Paulo Leal, o vereador Diomar Formenton, a ex-vereadora Fátima Moor e o ex-presidente do Sindicato dos Municipários Volmari Carneiro.

Por sua vez, o DEM tem como principal nome o do ex-vereador Fernando Diel, que poderá integrar uma chapa como candidato a vice-prefeito.
Partidos menores também estudam lançar candidatos, como é o caso do PR, que poderá ter o vereador André Marques como candidato a prefeito ou vice.

A maioria dos partidos de Santo Ângelo deixará para realizar suas convenções no último dia do prazo, ou seja, sexta-feira (5). Alguns agendaram para quinta-feira (4).