Eleitores de Vitória das Missões começam a fazer recadastramento com identificação biométrica

0
77

Novo sistema de identificação, por meio da digital, deve garantir mais segurança ao pleito

Nesta segunda-feira (13), começou a revisão biométrica em Vitória das Missões. Os 3.273 eleitores do município devem se dirigir ao Cartório Eleitoral de Santo Ângelo. O processo, que vai até o dia 10 de julho, servirá para identificar o eleitor, no dia de uma votação, através da biometria.

Segundo a Chefe do Cartório Eleitoral, Marivani Gonçalves, o sistema biométrico consiste na identificação do eleitor, no momento da votação, através de suas impressões digitais, o que deve garantir mais segurança ao processo eleitoral.

Os próximos municípios a participarem da revisão biométrica serão Eugênio de Castro e São Miguel das Missões, ainda este ano. Santo Ângelo e Entre-Ijuís só devem participar em 2015. “Qualquer eleitor que vier ao Cartório a partir de agora para fazer o alistamento, a transferência ou a troca de seção eleitoral será submetido a biometria, desde que vote em alguma cidade de abrangência da 45ª Zona”, disse Marivani.

Para o recadastramento o eleitor deve estar munido de documento de identidade com foto, CPF, o título eleitoral e comprovante de residência. Uma nova foto é tirada no Cartório e a coleta das digitais dos dedos das duas mãos é coletada por um servidor da Justiça Eleitoral.

O atendimento do Cartório é de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h. O Cartório fica na Duque de Caxias, 1151. O telefone para contato é 3313-5888.

Identificação Biométrica

Na identificação biométrica as impressões digitais garantem que uma pessoa seja cadastrada somente uma vez na base de dados da Justiça Eleitoral e, após esse cadastramento, as urnas biométricas são carregadas com as impressões digitais dos eleitores de cada seção eleitoral. Ao se apresentar para votar, o eleitor tem as suas digitais analisadas, havendo coincidência das minúcias das digitais apresentadas com as das imagens constantes no banco de dados da Urna Eletrônica, esta automaticamente habilita o eleitor para votar.