Eleitores têm 40 dias para fazer a atualização biométrica

0
379

Menos de dez minutos. Esse foi o tempo que Adriana Santos Aguiar, 27 anos, levou para atualizar o título de eleitor. Precisou apresentar, para a atendente, documento de identidade, comprovante de residência e o título antigo. Fez a assinatura digital e permitiu que coletassem as digitais. Pronto. O novo documento foi atualizado e prontamente impresso.

Adriana procurou o Cartório para fazer o cadastro biométrico ainda na segunda-feira: “Estou em busca de trabalho, aí é bom ter todos os documentos em dia”, afirma ela.

“Ano passado não votei no segundo turno, não justifiquei e aí tive de pagar uma multa e atualizar os dados. Foi bem rápido”, conta ela. “E aí, como procuro trabalho, é bom ter todos os documentos atualizados”, acrescenta.

Michele dos Santos da Luz, de 25 anos, também levou pouco tempo para fazer o título. Ela fez a primeira versão, que já saiu com a identificação biométrica – sinalizada na parte superior direita do documento.

Novo documento sai com a inscrição “Identificação Biométrica”, como o de Michele

Em Santo Ângelo o processo de cadastramento biométrica encerra em 11 de março, parece um prazo distante, mas são somente 40 dias (contando os dias úteis e o plantão e descontando o feriadão de Carnaval). Até agora, pouco mais de 63% dos eleitores santo-angelenses fizeram essa atualização. Outros 22 mil ainda tem de atualizar o documento.

De acordo com a chefe do Cartório de Santo Ângelo, Marivani Gehm Gonçalves, a média de atendimentos é de 70 a 80 pessoas por dia. “Ainda não é o ideal, mas tem sido mais proveitoso”, afirma. No sábado (11), quando houve plantão, foram 142 atendimentos. Quem não fizer a atualização do título, terá ele cancelado. Sem o documento, cidadão não poderá votar na próxima eleição, não poderá tirar passaporte nem carteira de identidade, não vai conseguir efetuar inscrição em concurso para função pública, não poderá obter empréstimos, entre outras consequências.

Plantão – Antes de encerrar o prazo, ainda tem um plantão. Este será no dia 1º de fevereiro, das 9h às 15h. O Cartório Eleitoral de Santo Ângelo fica na Rua Duque de Caxias, 1151, no Centro.

Horário de atendimento – Nos dias úteis, até o dia 29 de fevereiro, o Cartório funciona das 13h às 19h (de segunda a quinta-feira) e das 9h às 15h na sexta-feira. Em março, volta ao turno normal, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.

O que é preciso levar – Documento de identidade (pode ser a CNH, identidade, Carteira de Trabalho, carteira de classe, como OAB); Comprovante de residência (tem de ser atual, dos últimos três meses e em nome do eleitor); Título.

Como é feito – Com os documentos em mãos, eleitor vai até o Cartório Eleitoral. Aí, um atendente atualiza os dados cadastrais, coleta a assinatura digital e as digitais. Feito isso, novo título é impresso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here