Eleitores vão às urnas amanhã escolher prioridades para aplicar R$ 4,4 milhões

0
95

Serão escolhidos projetos regionais e estratégicos que irão compor a peça orçamentária

A população das Missões define, nesta terça e quarta-feira, dias 6 e 7 de agosto, onde será investido o recurso de R$ 4,4 milhões destinados à região pela votação de prioridades. A votação para o orçamento estadual de 2014 ocorre em todo o Estado e define os projetos regionais e prioridades estratégicas que irão compor a peça orçamentária do próximo ano.

Na região, o montante será distribuído em 14 projetos, nas áreas de Educação Básica Profissional e Técnica; Segurança Pública; Saúde; Desenvolvimento Rural; Cidadania; Desenvolvimento Econômico; Ensino Superior; Esporte e Turismo; Habitação.

A votação pode ser realizada em cédulas que estarão disponíveis nas prefeituras, prédios municipais, estaduais e também via internet (veja os locais abaixo). O cidadão que quiser participar pode votar portando documento de identificação. Nas urnas, o processo ocorre apenas no dia 7 entre 7h e 18h. Pela internet, é possível votar com o título eleitoral no site www.participa.rs.gov.br, entre as 8h, do dia 6, até às 23h59, do dia 7.

OPORTUNIDADE DE ESCOLHA

O presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento das Missões (Corede), Maurílio Tiecker, convida a população regional para que compareça às urnas ou vote pela internet, ao ressaltar que este é um processo democrático de escolha do que é mais importante para a população.

Maurílio também lembra que os municípios que levarem mais eleitores às urnas, proporcionalmente ao número total de votantes, receberão bonificação do total de recursos destinados à região.

Como prêmio pela participação, serão contemplados, respectivamente, com 3%, 2% e 1% do valor destinado ao Corede Missões os três primeiros municípios colocados na proporção votantes/número de eleitores.

Conforme estima Maurílio, de 8 a 10 demandas devem ser contempladas, do total de 14 disponíveis na cédula. A demanda para o primeiro lugar em votos será de 20%; em segundo lugar 18%; em terceiro 16%; em quarto 14%; em quinto lugar 12%; sexto 10%; sétimo 5%, e demanda em oitavo lugar em votos receberá 5%.

EXPECTATIVA DE VOTAÇÃO

O coordenador regional da Participação Popular e Cidadã, João Cristino Fioravanti, diz que espera um aumento no número de votantes em Santo Ângelo neste ano. Segundo ele, em 2012, 16 mil santo-angelenses foram às urnas. Agora, a expectativa é que esse número atinja 20 mil. Na região, aproximadamente 25% dos eleitores escolheram prioridades no ano passado, e esse número deve ser mantido ou superado. “Temos expectativa de ampliar o número de votantes principalmente nos municípios menores, devido à bonificação aos municípios melhores colocados em relação ao número de votantes.”, destaca Fioravanti.

Reforma Política

Além da decisão sobre os projetos regionais, os gaúchos e gaúchas poderão opinar também sobre as questões da Reforma Política discutida no país. São quatro questões, que abordam o modelo de Reforma, os financiamentos de campanhas políticas e temas relacionados à participação popular, sistema eleitoral e transparência nos gastos públicos.

Resultado deve sair até quinta-feira pela manhã

A apuração dos votos, na quarta-feira (7) ocorre a partir das 18h, quando se encerra a primeira urna. O resultado final deve ser conhecido no final da noite ou no início da manhã de quinta-feira (8). Os votos serão contados no salão nobre da Câmara de Dirigentes Lojistas. Segundo João Fioravanti, em algumas escolas a votação será prorrogada até as 22h.

Confira onde haverá urnas de votação nesta quarta-feira, 7 de agosto

URNAS DISPONÍVEIS NAS COMUNIDADES RURAIS NO DIA 7/08
*ILHA GRANDE – 8:30 ás 9:30
*RINCÃO DOS MEOTTI – 10:00 ás 11:30
*SANTA RITA – 13:00 ás 14:30
*COMANDAÍ – 15:00 ás 16:30
*RINCÃO SOSSEGO – 8:30 ás 9:30
*RINCÃO TIMBAÚVA -9:45 ás 11:00
*CTG A VOLTA DOS FARRAPOS – 11:15 ás 12:00
*ATAFONA – 14:00 ás 15:00
*CTG VOZ DOS PAMPAS – 10:00 ás 11:30
*LINHA ALEGRE – 13:30 ás 15:00
*RESSACA DA BURITI – 14:00 ás 15:30

URNAS FIXAS NAS ESCOLAS EM HORÁRIO DE AULAS
Escola Pedro Krinski – BARRA DO SÃO JOÃO
Escola Estadual Buriti – BURITI
Escola N. Senhora Aparecida – DISTRITO UNIÃO
Escola Estadual Sagrada Família – LAJEADO DO CERNE
Escola Municipal Navegantes – TRÊS (3) SINOS
Escola Estadual Orestes Lemos – RINCÃO DOS MENDES
Escola Estadual Santo Tomás de Aquino – RESTINGA SECA
Escola Sther Schroeder – RINCÃO DOS RORATOS

Confira alguns pontos onde haverá urnas
SEC. INDÚSTRIA E COMÉRCIO
SEC. DA SAÚDE
SEC. DA ASSISTÊNCIA SOCIAL
SECRETARIA DE OBRAS
SAGUÃO PREFEITURA
SEC. DE TRANSPORTES
ACISA
CDL
SINDILOJAS
HOSP. SANTO ÂNGELO
BRIGADA MILITAR – 7º RPMON
BRIGADA MILITAR – BOMBEIROS
COLÉGIO TIRADENTES
14ª CRE
COL. MISSÕES
COL. ONOFRE PIRES
COL. PEDRO II
ESC. GETÚLIO VARGAS
ESC. GETÚLIO VARGAS
COL. ODÃO F. PIPPI
ESC. EDI LIPPERT
ESC. AUGUSTO N. E SILVA
ESC. CATARINA LÉPORI
ESC. ULYSSES RODRIGUES
ESC. SPARTA DE SOUZA
ESC. ESTHER SCHRODER
ESC. ABÍLIO LAUTERT
ESC. UNÍRIO C. MACHADO
NEEJA
ESC. BURITI
ESC. SAGRADA FAMÍLIA
ESC. NSA. SRA. APARECIDA
ESC. SANTO THOMÁS DE AQUINO
ESC. ORESTES LEMOS
ESC. CONCÓRDIA
IESA
URI
1º B COM
CÂMARA DE VEREADORES
UNIMED
SINE
HOSPITAL MILITAR
PLANTÃO POLÍCIA CIVIL
FUNDIMISA
POSTO TIARAJU
COORD. DE SAÚDE
ASSISTÊNCIA SOCIAL
CINE CISNE
VONPAR
IESA
SUPLAN
SINDICATO RURAL
SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS
REDEMAQ/REDEPARTS
SENAC
SESC
SMED