Eletrobras patrocinará projeto solidário do IESA

0
85

 Desde o segundo semestre do ano passado o Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo – IESA, ao lado de parceiros e apoiadores, trabalha no Projeto Sabão Ecológico Solidário, que instalará uma fábrica de sabão no Albergue de Santo Ângelo – AESA. Iniciativa terá patrocínio para o ano de 2012.

Iniciado em 2011, o projeto mobilizou professores e acadêmicos do curso de Administração do IESA na elaboraram do Plano de Negócio, que orienta os diversos aspectos da instalação de uma fábrica. No fim do ano, o projeto foi inscrito junto à Eletrosul, empresa do grupo Eletrobras/Ministério de Minas e Energia, pelo Conselho da Comunidade de Santo Ângelo – CCSA e foi aprovado para integrar a lista de iniciativas que serão beneficiadas pelo programa de patrocínios sociais em 2012.

“Incentivamos e nos envolvemos na elaboração do projeto e estamos felizes com a conquista do patrocínio da Eletrobras, o que, além de viabilizar a iniciativa, ratifica o trabalho sério que estamos fazendo em mais essa parceria com órgãos públicos, empresas e a nossa comunidade”, disse a professora Leila Batista, que orientou o trabalho dos estudantes.

As principais ações previstas para 1º semestre/2012 são a construção do galpão de trabalho, a aquisição dos equipamentos e autorizações legais para funcionamento da fábrica. Já no segundo semestre, a iniciativa pretende mobilizar a comunidade local, a partir da coleta domiciliar do resíduo de óleo usado nas residências.

Além de reutilizar o óleo de cozinhas de restaurantes e residências, em benefício do meio ambiente, o projeto vai gerar de trabalho e renda aos apenados recolhidos no AESA. Ainda,de acordo com os gestores do projeto, espera-se alcançar durante este ano o desenvolvimento sustentável da fábrica por meio da Economia Solidária e a Preservação Ambiental.

PARCEIROS
A futura fábrica de sabão ecológico no Albergue é resultado da cooperação do IESA com a comunidade, o projeto conta com o apoio da Superintendência dos Serviços Penitenciários – Susepe, Departamento Municipal de Meio Ambiente – Deman, Restaurante Arena Grill e da Mekal Materiais de Limpeza.