Eletrosul inaugura nesta sexta a usina hidrelétrica Passo São João

0
106

Com capacidade de 77 MW, usina fica no rio Ijuí, em Roque Gonzales e Dezesseis de Novembro

Nesta sexta-feira (21), a diretoria da Eletrosul inaugura a Usina Hidrelétrica Passo São João, no Noroeste gaúcho. O evento contará com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e do diretor do Departamento de Programa de Energia Elétrica do Ministério do Planejamento, Orçamento e União, Celso Knijnik, entre outras autoridades. Localizada no rio Ijuí, nos municípios de Roque Gonzales e Dezesseis de Novembro, a usina tem capacidade de gerar 77 megawatts (MW) ou o equivalente ao consumo de aproximadamente 580 mil habitantes.

A Usina Passo São João é um empreendimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no qual foram investidos aproximadamente R$ 600 milhões. Dentro da configuração do sistema elétrico do Rio Grande do Sul, a hidrelétrica tem uma contribuição importante na segurança do suprimento energético para a Região das Missões, ao mesmo tempo em que também reduz a necessidade de intercâmbio de energia do Sudeste para o Rio Grande do Sul, na mesma proporção da geração da usina.

A inauguração da Usina Passo São João – empreendimento 100% Eletrosul – é um marco histórico para a empresa, pois representa a recolocação da estatal no cenário da geração hidráulica, tendo em vista que todo o parque gerador da Eletrosul, que somava mais de 6,5 gigawatts (GW) de capacidade, entre empreendimentos em operação e em implantação, foi privatizado em 1998.