Em setembro, santo- angelenses terão local para destinar lixo eletrônico

0
87

Campanha do Sindilojas visa arrecadar 25 toneladas de componentes

Os santo-angelenses que tiverem peças de computadores, monitores antigos, rádios, televisões, baterias, pilhas e demais componentes considerados lixo eletrônico terão a oportunidade de dar um descarte correto ao material. A arrecadação será no dia 28 de setembro, na Praça Leônidas Ribas, repetindo uma promoção realizada em 2011. As peças recolhidas serão destinadas a empresas que desmontam e reutilizam as partes reaproveitáveis.

A iniciativa da campanha de recolhimento de lixo eletrônico é do Sindilojas Missões, que já fechou parceria com o Departamento Municipal de Meio Ambiente (Demam), e a Otser Gerenciamento de Resíduos Eletrônicos. Além desses, o Sindicato segue em busca de parcerias com órgãos públicos, empresas e entidades, a fim de divulgar a campanha e ampliar o volume de materiais arrecadados.
Segundo o presidente do Sindilojas Missões, Luis Carlos Dallepiane, um dos focos da parceria deverá ser com cooperativas de recicladores, de forma que eles também recebam para recolher o lixo eletrônico. “A ideia é fazermos essa campanha todos os anos, pois o município aceitou bem a ideia”, ressalta Dallepiane.

A meta é recolher 25 toneladas de lixo eletrônico, quantidade coletada em 2011 em Santo Ângelo. No Estado, naquela ocasião foram recolhidas 900 toneladas. O lançamento oficial da campanha deve ser realizado em 2 de setembro.