Entre-Ijuís deixa rosa pontos da cidade

0
95

Cerca de 150 pessoas estiveram unidas pelo objetivo de conscientizar a comunidade

Integrando a programação do Outubro Rosa, no sábado (5)dois pontos de Entre-Ijuís ficaram rosas. O primeiro foi a ponte sobre o Rio Ijuí, que mobilizou cerca de 150 pessoas da comunidade.

Segundo a coordenadora do movimento Outubro Rosa de Entre-Ijuís, a enfermeira Silvana Polanczik, o evento superou as expectativas. “Foi emocionante ver a união das pessoas, percebemos que todos estão preocupados com a conscientização. Ficamos muito felizes de ver que nossa cidade tão pequena, foi capaz de proporcionar uma ação tão grandiosa”, comenta Silvana.

O outro ponto foi na entrada da cidade, com a réplica da cruz missioneira no trevo de acesso à cidade. “Queríamos iluminar, mas não tínhamos o equipamento necessário. Então tivemos esta ideia ousada, que a princípio todos gostaram”, explica a enfermeira. A ação teve a autorização do Dnit e do Iphan, ressalta Silvana, lembrando que a Cruz não é patrimônio histórico.

PROGRAMAÇÃO

Sivana enfatiza que o Outubro Rosa de Entre-Ijuís não é um movimento político e é totalmente realizado pelo apoio de autoridades, empresas e a comunidade do município.

A programação do Outubro Rosa continua. Nesta quinta-feira (10) será realizado o Dia da Beleza, momento que autoestima das mulheres será melhorada. Os médicos Luciane Cassol Bortolini e

Vinicius Schneider farão plantão médico, esclarecendo dúvidas e marcando exames de mamografia. “Convocamos todos para participar, no dia 26, da grande Caminhada Outubro Rosa. A concentração será em frente à Secretaria Municipal de Saúde”, diz.

Conforme a coordenadora o movimento tem o objetivo de conscientizar a população, chamar a atenção das mulheres para que façam o autoexame e a mamografia. “Esperamos que, no dia 31, possamos dizer que a missão foi cumprida. E que conseguimos plantar a sementinha da prevenção em nossa comunidade”, salienta.

Programação Outubro Rosa – Entre-Ijuís

8 de outubro
8h30min às 17h – Conferência Municipal de Saúde: “Um novo modelo de atenção”
Local: Salão Paroquial

10 de outubro
Dia “D”, Dia da Beleza (auto exame das mamas). Local: Salão Paroquial

12 de outubro
14h – Blitz na Festa da Criança
Local: Praça Caetano Uggeri

18 de outubro
21h – Jantar Rosa
Local: CTG Passo do Ijuí

21 de outubro 
14h – Palestra com equipe do Cacon/Ijuí, tema: “Câncer de Mama”
Local: Salão Paroquial

26 de outubro
14h – Caminhada Outubro Rosa
Local: Concentração em frente à Secretaria Municipal de Saúde

31 de outubro
9h30min – Gincana e almoço de confraternização, Dia D
Local: CTG Passo do Ijuí
17h – Encerramento
Local: Prefeitura Municipal