Escola da Buriti compartilha experiência do Ensino Médio Politécnico no Uruguai

0
92

A Escola Estadual de Ensino Médio Buriti, foi selecionada para apresentar sua experiência com o Ensino Médio Politécnico em Seminário Internacional, a Expo Ceibal, nos dias 29 e 30 de novembro, em Montevidéu, no Uruguai, através do Instituto Ceibal. “Cerca de 60 trabalhos foram apresentados nesse seminário. Fomos a única escola de Ensino Médio do Brasil”, salienta a diretora da Escola, Shirlei Almeida.

A experiência compartilhada pela instituição de ensino santo-angelense, foi com relação à pesquisa feita pelos alunos do 1ª ano do colégio, realizada no Seminário Integrado do Ensino Médio Politécnico. Os estudantes foram divididos em grupos, de acordo com a localidade onde residiam: Buriti, Ressaca da Buriti, Colônia Municipal, Atafona e Restinga Seca. “Cada grupo realizou o diagnóstico de problemas da sua comunidade e buscou soluções para melhorar a vida dos moradores”, observa Fabiane Almeida Wentz, professora que coordenou o Seminário Integrado da Escola Buriti.

A primeira fase do estudo de cada grupo foi o diagnóstico. Em seguida, ocorreu uma apresentação, na época da campanha eleitoral para prefeito e vereadores de Santo Ângelo, em agosto de 2012, onde os três candidatos a prefeito, Adolar Queiroz, Validr Andres e Fernando Diel, acompanhados de seus respectivos candidatos a vice-prefeito, ouviram os anseios de cada comunidade.

Após essa apresentação, cada grupo focou em um fator levantado nos diagnósticos. O grupo da Buriti pesquisou os meios de comunicação; Atafona, a infraestrutura local; Ressaca Buriti, a poluição do rio Ijuí; Distrito União, o problema do lixo na comunidade; Restinga Seca, a contaminação das águas e destruição das matas ciliares, e o grupo da Colônia Municipal, sobre os problemas de saúde e qualidade de vida. “Depois da explanação aos candidatos, cada grupo desenvolveu atividades concretas nas comunidades. Como palestras, campanhas de conscientização, plantio de árvores e oficinas”, completa. 

O Seminário Internacional

A professora Fabiane Almeida Wentz e a diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Buriti, Shirlei Almeida, levaram as práticas pedagógicas desenvolvidas na disciplina de Seminário Integrado do Ensino Médio Politécnico da Escola Buriti ao Congresso Internacional, no Uruguai. “A Expo Ceibal é uma mostra com o objetivo de coletar, documentar e partilhar experiências de boas práticas e lições aprendidas durante os cinco anos de execução do Plano Ceibal, realizado em conjunto com os professores, educadores, voluntários e apoiadores. A exposição tem como objetivo promover a troca de experiências entre diferentes tecnologias de integração associados Plano Ceibal de práticas concretas de mudanças para o desenvolvimento educacional ou da comunidade”, observa Fabiane.