Escolas municipais recebem laboratório de informática e salas de atendimento especializado

0
76

A Administração Municipal de Santo Ângelo demonstra através de uma série de ações a sua determinação em relação a inclusão digital, formação e capacitação dos alunos da rede pública municipal. Somente nos últimos dias a rede municipal de ensino recebeu três novas unidades com recursos e equipamentos que representam este compromisso.

Na segunda-feira, o prefeito Eduardo Loureiro inaugurou a nova Sala de Atendimento Especial da Escola Municipal Gildo Castelarim, no Bairro Castelarim. Na terça-feira foi a vez do Laboratório de Informática da Escola de Tempo Integral Matilde Ribas Martins (CAIC), do Bairro João da Jornada Fortes, e na quarta-feira foi a vez da inauguração da Sala de Atendimento Especial da Escola José Alcebíades de Oliveira.

Em suas manifestações para as comunidades destes diferentes bairros, o prefeito Eduardo Loureiro ressaltou que “estes laboratórios são extremamente importantes para que os alunos possam dominar as novas ferramentas tecnológicas indispensáveis para uma boa formação e para sua capacitação para o futuro. Estes laboratórios provam que a Administração Municipal está prestando um serviço de absoluta qualidade através da Rede Municipal de Ensino”, disse.

A iniciativa foi muito aplaudida pelas comunidades que receberam as melhorias. Entre elas, por exemplo, a moradora do bairro Alcebíades de Oliveira, Lucia da Silveira Machado, mãe de um jovem com deficiência, disse que “é uma iniciativa boa, sei que o meu filho está em boas mãos e com possibilidades de aprender melhor”. O secretário da Educação do município, Délcio Possebom de Freitas, disse também que “trata-se de uma conquista para as comunidades dos bairros, especialmente para as crianças que estão no dia a dia das escolas. Com esta tecnologia eles podem acessar o mundo digital”.

INCLUSÃO

A informática é um dos focos da Secretaria Municipal de Educação. Neste sentido, o secretário da Educação observa que os projetos em andamento contemplam toda a comunidade escolar. Para todos os professores estão sendo ministrados cursos de formação Linux Educacional no Núcleo Tecnológico Municipal (NTM). O espaço serve ainda para cursos para os pais de alunos com aulas ministradas em horários especiais.

Em 2009, o município foi contemplado pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), que promove o uso pedagógico da informática na rede pública de ensino fundamental e médio. Até o final do ano, todos as escolas receberão ou laboratórios de informáticas ou salas de inclusão. Até o momento 17 laboratórios estão em funcionamento. Até o final deste mês de março, mais dois laboratórios serão entregues.