Esquina Primavera em Entre-Ijuís recebe 5 mil pessoas para a edição regional dos Jogos Rurais Sol a Sol

0
83

20 municípios da região de cobertura da Emater Santa Rosa estão envolvidos nas disputas

Neste domingo, 20 municípios da região de cobertura da Emater Santa Rosa vão estar reunidos na Esquina Primavera, em Entre-Ijuís, quando 5 mil pessoas são esperadas, para a 31ª edição Regional dos Jogos Rurais Sol a Sol. “É o maior evento esportivo mundial organizado por comunidades rurais, onde participam exclusivamente famílias de agricultores”, salienta Jorge Lunardi, assistente técnico regional da Emater e coordenador dos jogos.

Durante os Jogos, haverá disputas nas modalidades Futebol; Cabo-de-Guerra; Bocha; Canastra, Bolãozinho; Serra de Lenha; Tiro de Laço; Debulha de Milho; Milho no Buraco; Tiro 48; Tiro na Lata; Chute no Pneu; Pênaltis; 100 m rasos; Salto em Distância; Corrida no Saco; Tricô; Crochê e Batida no Prego. Em cada modalidade haverá disputas masculino e feminino, em categorias que vão da criança a terceira idade.Também será realizado o desfile dos atletas; garoto e garota Sol a Sol; Mulheres e Homens 3ª idade. “Participam da fase regional dos jogos, os vencedores em cada modalidade na fase municipal. Este ano teremos uma novidade: vamos colocar um telão e transmitir os resultados em cada modalidade durante os Jogos”, observa a extensionista rural da Emater de Entre-Ijuís, Fátima Santinon.

Realizados há 31 anos, os Jogos Rurais Sol a Sol – uma referência ao trabalho dos agricultores que inicia no nascente e se encerra no poente – já deixaram importantes marcas nas comunidades anfitriãs nestas três décadas. “A partir do lucro arrecadado no Sol a Sol, já foram realizadas mais de 10 mil obras comunitárias”, revela Lunardi, que é um dos idealizadores do evento.

Objetivos dos Jogos

– Os objetivos dos jogos são integrar as famílias no desenvolvimento rural sustentável, no aspecto físico, lúdico, social, cultural e ambiental, despertando o espírito participativo e solidário; proporcionar oportunidade às comunidades para assumirem compromissos e tomarem atitudes de ação, além da integração de várias gerações com a inclusão social.

– Informações sobre as excursões que partem de diversos pontos da região podem ser obtidas com os escritórios municipais da Emater/RS-Ascar. Informações complementares podem ser obtidas pelo telefone (55) 3329-1366.

Comunidades realizam os últimos preparativos para os Jogos

A edição regional dos Jogos Rurais Sol a Sol ocorre na comunidade de Esquina Primavera, em Entre-Ijuís. A comunidade de Esquina Boa Vista também participa da organização. Pela quarta vez as duas comunidades são anfitriãs do Sol a Sol. “Estamos prontos para receber os demais municípios. Hoje a gente vai fazer a demarcação do campo e os preparativos finais”, observa o presidente da comunidade de Esquina Boa Vista, Antonio Felippin.

De acordo com os organizadores, a expectativa é que sejam consumidos 600 kg de carne, além de cucas, saladas, sorvete e lanches como pastel e cachorro quente. “Vamos preparar toda a alimentação também neste sábado, para tudo estar fresquinho durante os jogos. Toda a alimentação é preparada pela comunidade”, complementa a presidente da comunidade de Esquina Primavera, Cleusa Casalini.