Estado terá imunização contra a gripe a partir do dia 27 de abril

0
105

A campanha de vacinação contra a gripe irá iniciar uma semana mais cedo no Rio Grande do Sul, sendo aplicadas a partir do dia 27 de abril. Nos outros Estados, a imunização começa no dia 4 de maio.

O adiantamento está relacionado com uma reivindicação da classe médica e da Secretaria da Saúde para inserir o RS mais cedo no calendário de vacinação com a chegada do inverno, já que a vacina demora cerca de 20 dias para fazer efeito.

Em Santo Ângelo, conforme a secretária municipal de Saúde, Claudete da Cruz, no dia 9 de maio será realizado o D Contra a Gripe. “Neste dia será feita uma campanha em todos os postos e nas secretarias para conscientizar e atender os pacientes contra a gripe”, destaca.

De acordo com recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), os grupos mais vulneráveis a contrair gripe são pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, crianças entre seis meses e cinco anos, profissionais de saúde, indígenas, detentos, doentes crônicos e transplantados.

Claudete garante que o município irá divulgar novas informações referentes a imunização contra a gripe após reunião, que acontecerá no dia 16 de abril. “Essa reunião irá acontecer em Porto Alegre, com toda a equipe epidemiológica do Estado, e irá esclarecer as dúvidas que podemos ter a respeito disso”, explica.
As vacinas ocorrem gratuitamente, em todos os postos de saúde, para grupos prioritários, e em clínicas particulares para a população em geral (paga). O Rio Grande do Sul vai receber 3,5 milhões de doses e a campanha será realizada até o dia 22 de maio.

O Ministério da Saúde afirma que a vacina não é recomendada para quem tem alergia à proteína do ovo, usada na sua fabricação, e para quem tenha apresentado forte reação após se vacinar em anos anteriores.