Estado vai repassar protetores solares para produtores de Santo Ângelo e região

0
95

Na segunda-feira (9), aconteceu ato simbólico de entrega de protetores solares pelo Governo do Estado a produtores de Santo Ângelo, Cerro Largo e Guarani das Missões. Participaram do ato a coordenadora adjunta da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, Fátima Moor, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Ângelo, Oswaldino Lucca, presidentes sindicais e representantes das secretarias municipais de Saúde da região.

A coordenadora adjunta explica que na região estarão sendo repassados cerca de 3 mil protetores solares, sendo que em Santo Ângelo serão mais de mil. A medida está sendo viabilizada mediante parceria entre Secretaria Estadual de Saúde a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul. Ela lembra que a Missão Estadual das Mulheres Trabalhadoras Rurais já vinha reivindicando esse apoio.

Fátima Moor ressalta ainda que a definição das cidades contempladas com esse material baseia-se no estudo do Instituto Nacional do Câncer, que definiu essas três cidades como maior índice de mortalidade por melanoma (câncer de pele).

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Oswaldino Lucca, destacou que a medida atende uma reivindicação dos pequenos produtores. “É uma proteção ao trabalhador rural que trabalha diretamente no sol. É, sem dúvida, uma medida importante na área da saúde”, salientou.

CADASTRAMENTO
Apenas receberão os protetores solares os agricultores que estiverem cadastrados no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que fará o encaminhamento das pessoas até a Farmácia Básica, localizada na Rua Antunes Ribas, em frente à Praça Pinheiro Machado. O deputado estadual, Heitor Schuch (PSB) é autor da lei que possibilitou o repasse dos protetores solares aos agricultores.