Estilac Xavier toma posse no TCE-RS

0
106

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) deu posse ao novo conselheiro, Estilac Xavier, na tarde desta segunda-feira (19). Indicado pela Assembleia Legislativa do Estado, Estilac Xavier ocupa a vaga deixada pelo ex-conselheiro Victor Faccioni, aposentado no mês de agosto. O conselheiro Iradir Pietroski, representando o colegiado, destacou a trajetória profissional do novo magistrado. “O Tribunal ganha um integrante com larga experiência que contribuirá para a nobre e republicana missão do controle das contas públicas”, disse.

Durante o discurso de posse, Estilac Xavier afirmou que o princípio da proporcionalidade deve embasar suas posições. “Pretendo levar em conta as realidades dos municípios, principalmente dos pequenos. Parece ser adequado prestar atenção detalhada naquilo que envolve grandes somas de recursos e apostar na inteligência para selecionar os pontos mais problemáticos”, disse. O novo conselheiro ressaltou também que o TCE-RS pode ajudar no desenvolvimento dos municípios através da orientação. “O desenvolvimento também passa pela boa administração pública e correta aplicação dos recursos”, concluiu.

Participaram da mesa da sessão especial de posse, presidida pelo presidente do TCE-RS, Cezar Miola, o governador do Estado, Tarso Genro, representando a Câmara Federal, deputado Paulo Pimenta, o advogado-geral da União, ministro Luís Inácio Lucena Adams, o vice-governador, Beto Grill, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Adão Villaverde, representando o Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Romeu Marques Ribeiro Filho, o procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, a defensora pública geral do Estado, Jussara Acosta, os conselheiros do TCE-RS, Algir Lorenzon, Marco Peixoto, Iradir Pietroski e Adroaldo Loureiro, conselheiro substituto Cesar Santolim e o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Geraldo Da Camino.