Ex-diretora da URI Santo Ângelo Velci Soares Machado será sepultada nesta sexta em Santo Ângelo

0
96

A professora Velci Soares Machado, ex-diretora da URI Santo Ângelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, 30, em Porto Alegre, após longo período de enfermidade. Seu corpo está sendo transladado para Santo Ângelo, onde o velório deve iniciar por volta das 18h nas Capelas da Funerária Tesche. O campus da URI Santo Ângelo decretou luto oficial de três dias.

Velci Machado deixa marcas profundas em Santo Ângelo e na Região por suas atividades na área educacional, por sua participação ativa na comunidade e pela importância de seu papel em relação aos familiares.

Natural de Santiago, onde nascera em 4 de abril de 1938, a professora Velci era formada em Estudos Sociais (Unijuí), Pedagogia (Fisa/Santo Ângelo), Administração (UFRGS-POA), Pós-Graduada em Planejamento Educacional e direção de Escolas, atuou no curso Supletivo do Colégio Onofre Pires, na Escola Diogo Hasse, Colégio Missões e na Escola Normal Sepé Tiaraju.

Foi diretora das escolas Diogo Hasse, Onofre Pires e Escola Polivalente, atual Pedro II. No ensino superior destacou-se como professora das disciplinas de currículos e programas, legislação do ensino no curso de Pedagogia, psicologia de administração nos cursos de Administração e Ciências Contábeis.

Ainda na graduação superior atuou como chefe do Departamento de Educação, diretora das Faculdades Integradas de Santo Ângelo, eleita e reeleita diretora-geral da URI campus de Santo Ângelo e presidente da Comissão de Educação do Conselho de Desenvolvimento de Santo Ângelo por três gestões.

Com uma atuação cidadã dinâmica e permanente, Velci coordenou o Fórum do Distrito Geo-Educacional 38 realizado em Santo Ângelo; foi membro da Comissão Mista do Plano de Ação Integrada; coordenou vestibulares, bem como o Programa de Reorganização Curricular em 13 municípios. Foi representante dos professores junto a Fisa e Assembléia Geral da Furi e presidiu a Associação dos Professores Universitários. Em atividades comunitárias destacou-se como integrante da diretoria do Lar da Menina, da comissão organizadora da Fenamilho, como Provedora do Hospital Santo Ângelo e presidente do Corede Missões, além de ter ministrado vários cursos.

Em reconhecimento aos serviços prestados à sociedade,foi laureada com o título de Educadora do Ano, Mulher Destaque Educacional de Santo Ângelo, Honra ao Mérito do Exército Brasileiro, Cidadã Honorária de Santo Ângelo e Troféu Ana Terra, este conferido pelo governo do Estado.