Expomilho será retomada durante a Fenamilho Internacional – 16ª edição

0
90

Na última edição, em 2011, o evento foi cancelado em razão dos estragos causados pelo temporal

 A Comissão de Agricultura da Fenamilho Internacional – 16ª edição retomará em 2013, a realização da Expomilho – 2ª edição. Em 2011, um forte temporal causou destruição total da área, que fica aos fundos do Parque de Exposições Siegfried Ritter, impossibilitando a realização da exposição.

Nesta segunda-feira (7), a Comissão Organizadora esteve reunida com algumas empresas que farão parte da Expomilho a fim de definir detalhes, principalmente sobre o início do cultivo dos híbridos que estarão em exposição.

CONFIRMADAS
Segundo o coordenador da Expomilho e representante da Emater, Diomar Formenton, a expectativa é de que cinco empresas participem. Três já estão confirmadas: Coodetec, Santa Helena e Agroeste.

Para o representante comercial da Santa Helena, engenheiro agrônomo Girotto Júnior, esta é uma oportunidade para que os agricultores -logias de híbridos de milho. “Durante a exposição guiada apresentaremos as características e indicações de cada híbrido e o agricultor poderá visualizar cada produto”, afirma.
A Santa Helena, por exemplo, irá expor cinco tipos de híbridos com variedades resistentes ao ataque de lagartas e convencionais: Herculex 2B339, SHS 790, SHS 5090, SHS 5560 e um híbrido experimental. Além disto, será apresentado um híbrido de sorgo granífero e outros dois sorgos: um para pastejo e um para silagem.

A área total da Expomilho é de 0,5 hectare, sendo que a área individual para as empresas medirá 18 x 20 metros. “A área já está pronta para o plantio. Já foi feita a desecagem e a distribuição do adubo. Neste momento estamos concluindo o cercamento da área, principalmente contra os ataques de pequenos animais. Por fim, estamos na fase final da abertura de um açude para irrigação, com recursos próprios da feira”, diz Formenton.

O coordenador da Expomilho adianta que a ideia é trazer a Santo Ângelo excursões de agricultores de todo o Estado para conhecer as novas tecnologias e valorizar o milho.

OBJETIVO
A Expomilho foi criada em 2009 com o objetivo geral de demonstrar o potencial da cultura do milho na região das Missões, através da demonstração de híbridos de milho e suas tecnologias, em uma área demonstrativa junto ao Parque de Exposições, em parceria com as empresas detentoras destes produtos. “Em virtude do sucesso deste evento realizaremos a sua segunda edição. Queremos demonstrar o potencial da cultura em nossa região, avaliar o desenvolvimento de novos híbridos e verificar o uso de novas tecnologias de produção”, finaliza Formenton.

No encontro desta segunda-feira estiveram presentes: o técnico em agropecuária da Secretaria de Agricultura, Fábio Gonzatto; o técnico em agropecuária da Cotrisa, Anderson José Lucca, o técnico em agropecuária da Emater e coordenador da exposição, Diomar Formenton e o representante comercial da Santa Helena, Girotto Júnior.
A Fenamilho acontece de 27 de abril a 5 de maio, no Parque Siegfried Ritter.