Expositores reclamam de sujeira que não é retirada da praça antes da realização do Brique

0
109

Para poder instalar as bancas, os próprios feirantes realizam a limpeza do local

 O Jornal das Missões recebeu a reclamação de expositores e coordenadores do Brique da Praça, a qual refere-se a falta de limpeza do local para o recebimento do evento.
Todo domingo a Praça Leonidas Ribas, conhecida como a Praça do Brique, recebe o evento, e todas as manhãs deste dia, segundo a Coordenadora de Eventos e Divulgação do Brique, Clara Emília Hochegger, o local encontra-se sujo, pois na noite anterior foi utilizado por outras pessoas que ali estiveram.
Por conta disso, todas as manhãs de domingo antes de montar as bancas, os expositores que chegam primeiro, realizam a limpeza do local, para então tornar o ambiente agradável.
Solange Rocha é uma das expositoras do Brique, ela vende docinhos. A confeiteira é uma das pessoas que ajuda a limpar o local antes de instalar seu estande, assim como Emilton Ferrão, que expõe temperos no evento.
Emilton relatou que no último domingo (20), ele e alguns expositores levaram vassouras de casa para realizar a limpeza. “É vergonhoso a sujeira que encontramos lá, pois muitas pessoas vêm de fora da cidade para prestigiar o Brique e veem essa sujeira”, completou.
Além dos expositores, no local também está sempre o vendedor de churros e crepes, Antônio Rogério Roque, que contou que sempre chega cedo, junto com o pessoal do Brique, e também ajuda na limpeza do local.
Todos essas pessoas citadas acreditam que a prefeitura deveria tomar alguma providência com relação a isso, principalmente pelo evento ser todos os domingos e conhecido regionalmente.
Há cerca de 60 dias, foram protocolados dois ofícios sobre a limpeza da praça, conforme Clara Emília. “Já protocolamos dois ofícios junto a Secretaria do Meio Ambiente e também no Executivo. Já recebemos resposta do Executivo que tomaria as providências, mas até agora estamos sem varredores pelas manhãs de domingo” completou.

FALTA DE LIXEIRAS
Além do chão sujo aos domingos de manhã, também há reclamação com relação a falta de lixeiras. Próximo ao local que se realiza o Brique da Praça, há apenas duas lixeiras de fácil acesso. A primeira fica próxima a esquina da Rua Marechal Floriano com a Rua 3 de outubro, e a outra fica um pouco mais ao meio da praça, logo atrás da banca de jornais, sendo que a última, encontra-se com o fundo quase caindo.
Antônio Roque leva sua própria lixeira, pois entende a necessidade que os clientes têm de jogar o lixo fora e também preza pela limpeza do local. “Eu tenho essa lixeira aqui pros meus clientes, pois não se encontra nenhuma outra aqui ao redor”, declarou.
O vendedor de caldo de cana, Jacó Alves Senger, não trabalha durante o domingo no local, porém durante toda a semana está lá, e também leva uma lixeira própria para o uso próprio e dos clientes. “Sempre procuro deixar limpo e receber limpo, estou aqui há mais de 20 anos e sempre deixei limpo, mas a falta de lixeiras é um problema, temos muito poucas lixeiras nessa praça”, declarou o Jacó.
Os expositores do Brique, conforme Emilton, juntam seus lixos ao final do evento em sacolas plásticas e levam a uma lixeira maior que se encontra, normalmente, perto da escola que tem do outro lado da praça.

POSIÇÃO DAS AUTORIDADES
Em contato com o secretário municipal do Meio Ambiente de Santo Ângelo, Vander Moreira da Rosa, pedimos esclarecimentos sobre a não limpeza na praça antes do Brique. Conforme o secretário, a limpeza do local sempre era realizada.
“Com a implantação do turno único, e por essa limpeza ser feita por uma empresa terceirizada, eles não estavam indo no domingo”, declarou.
Hoje, está acontecendo o evento da campanha de recolhimento de lixo eletrônico na mesma praça, por conta disso, Vander declarou que a praça estará limpa para o próximo Brique de domingo (27).
Perguntado se a limpeza então continuaria, ele confirmou que nos próximos domingos a Praça do Brique estará limpa para a realização do evento.
Sobre as lixeiras, Vander declarou que observará o problema hoje, durante o evento, e então tomará providências.